Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Porcelana fria ou biscuit

>> sábado, 10 de outubro de 2009

É a mesma coisa, a única diferença é a origem da palavra, a massa de modelagem foi batizada de porcelana fria na América Latina e de biscuit na França.

Feita com amido de milho, cola branca, vinagre ou limão e vaselina ou óleo é ideal pra modelar topos de bolos, lembrancinhas, enfeitar porta-retratos, plaquinhas de porta, artesanatos mil.

Me pediram um topo de bolo de casamento e num primeiro momento pensei em fazer com pasta americana ou com doce de leite ninho, mas depois fiquei imaginando (delírios meus) que talvez os noivos quisessem guardar de lembrança e isso não seria possível com uma massa comestível. Fui caçar receitas com ingredientes japoneses, óbvio. Achei na comunidade Biscuit no Japão.
Misture todos os ingredientes na tigela, mexa bem até dissolver completamente o amido (ou bata tudo na batedeira).

Coloque a tigela no microondas e ligue-o durante 3 minutos em potência máxima. Abra o forno a cada minuto e mexa a massa com a colher de pau, para que cozinhe toda por igual. Dependendo do forno de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa o meu leva mais ou menos 6 minutos. Por isso é essencial que você observe-a minuto a minuto. Se necessário, deixe-a por mais um ou dois minutos no microondas, até que esteja cozida por igual, sempre mexendo a cada minuto passado.

Ou cozinhe em uma panela antiaderente até desgrudar do fundo, fica parecido com a massa de coxinha. Mexa com uma colher de pau que obviamente você usará apenas para seus artesanatos, jamais usando a colher que você usa para cozinhar a comidinha da família, né ^^

Passe um pouco de creme não gorduroso nas mãos, sove a massa ainda quente e coloque em um saquinho plástico bem fechado ou envolva-a em filme plástico de cozinha para evitar que resseque. Não é necessário sovar muito enquanto está quente pois a cola do Japão deixa a massa quebradiça. Sove bem no dia seguinte com a massa já fria.

Para colorir a massa use tinta acrílica (Akuriru Enogu - アクリル絵の具) ou tintas a óleo (Yusei Enogu - 油性絵具). Tinja a quantidade suficiente, cuidado para não faltar massa de determinada cor, porque dificilmente você conseguirá tingir na mesma tonalidade.

Na hora que for usar a massa tingida, pode-se usar um pouco de creme ou óleo nas mãos, para evitar que a massa fique grudando.

O meu grande problema foi encontrar estearina por aqui. Os funcionários da única loja de artesanato que tem na cidade, a Tokai, não conheciam o produto. Não sei de nenhuma loja de velas, nos home centers não tem. Tampouco acho vaselina ou parafina. E aí? Experimentei fazer sem, já que a estearina só serve para deixar a massa mais maleável.

Na internet é possível comprar. E não é caro, dependendo da quantidade, o frete sai mais caro do que a mercadoria em si *o*

Se tiver interesse e não achar em nenhum lugar por aí, encomende em um desses sites.

Monday Moon
Yume Gazai
Imajin (deve ser Imagine =p)
Kawatiya Shokuhin
Kyandoru Yume Koubou
Life Candle
Tomos Candle Craf

Ou faça sem, como eu =D

Algumas dicas da Guida, a dona da comunidade que elaborou essa receita, que vende suas peças aqui e dá aulas de biscuit em seu ateliê em Gunma.

1. Nunca deixe massa exposta a corrente de ar por muito tempo, pois isso pode formar uma película plástica sobre a massa, o que dificultará o trabalho com a mesma.

2. Se bem armazenada em saco plástico e em local fresco, a massa chega a durar até seis meses.

3. Para facilitar a preparação de sua massa, na hora de misturar todos os ingredientes, utilize uma batedeira para misturar bem, isso facilita o trabalho e não deixa bolinhas de amido na massa.

4. Quando preparar a massa no micro-ondas, deixe esfriar um pouco antes de começar a sovar isto facilitará o trabalho .

5. Nunca jogue a massa no lixo por achar que ficou mole demais ou dura demais. Caso fique dura, prepare outra massa um pouco mais mole e acrescente na mais dura, sovando sempre. Isto fará com que a massa fique mais mole e vice-versa.

6. Para tingir a massa, utilize sempre tinta a óleo, guache ou tintas para tecido. Para tingir as cores mais suaves, acrescente a tinta branca (óleo) branco de titânio, isto ajudará a clarear e evitará que sua massa fique transparente.

7. Somente faça a coloração da massa que for utilizar em seu trabalho, pois massas tingidas tem menor durabilidade.

8. Para unir todas as partes dos trabalho, use sempre cola branca ou super bonder.

9. Não aguarde secagem total para colocar os cordões nas peças articuladas.

10. O tempo de secagem da peça é de 3 a 4 dias, dependendo da temperatura ambiente. Nunca embale a peça antes de estar completamente seca.

11. Para retirar a umidade deixe a peça sobre um pedaço de espuma ou papelão. Caso precise de uma secagem mais rápida, coloque a peça em secadora de roupa (de parede) por no mínimo 2 horas. Ou deixe a peça em frente a um ventilador de um dia para outro. A secagem também é rápida.

12. Cole o imã com a peça totalmente seca.

13. Como utilizar os moldes de silicone:
Faça uma bola de massa de biscuit, sem marcas e pressione no molde.
Retire o excesso de massa e as rebarbas. Abra delicadamente o molde, retirando primeiro as partes mais fundas.

14. Antes de envernizar a peça, deixe-a secar bem.

15. Quando estiver modelando, cubra sempre as sobras de massa com um pote plástico transparente para não secar e facilitar pra você ver as cores.

Olha que linda essa orquídea feita com essa massa.

Existe um verniz próprio para elas, o Nendo Nisu (ねんどニス).

Para facilitar na hora de tirar as peças dos moldes passe um pouco do creme que usou para sovar.

Para pintar detalhes sem borrar na hora de passar o verniz, faça olhos (por exemplo) com tinta acrílica, deixe secar e contorne com caneta gel marrom escuro (uni-ball Signo), depois com um palito de dente passe levemente uma camada de cola branca, deixe secar e passe o verniz.

Aos mais curiosos, definições, origens e receitas aqui e aqui.

Botando a mão na massa posso dar as MINHAS dicas. No meu microondas, ou porque não usei estearina, ou porque não sei trabalhar direito, seja qual for o motivo, três minutos foram mais do que suficiente. Coloquei minuto a minuto, misturando sempre. O ponto certo (para mim) a massa ainda estava super melequenta, que depois de esfriar um pouco não ficava grudando tanto.

Depois de colorir e sovar a massa fica bem maleável e fácil de trabalhar.

Fazer a base primeiro e deixar secando enquanto faz os bonequinhos. Fiz o contrário e o vestido acabou pegando dobras extras não-bem-vindas =p

O resultado da minha obra foi esse. Detalhe: nunca havia moldado bonequinhos, minha única experiência com biscuit foi fazer tampas de potinho para lembrança do aniversário da Melissa.


Dando beijinho na noivinha


Detalhes da noiva


E o noivinho

8 Comentário(s):

Hidemi 7:41 AM, outubro 11, 2009  

adorei os noivinhos! deu vontade de fazer biscuit tb... mas se eu inventar mais alguma coisa pra fazer o daniel me esgana rs

evipensieri 11:37 PM, outubro 11, 2009  

Herika, ficou lindo !!!

Parabéns.

Bjs.
Elvira

Doduti 11:24 AM, outubro 12, 2009  

Que coisa linda!!!

Mulher, vc é uma artista! =)

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez 4:34 PM, outubro 14, 2009  

Caramba! Ficaram show os bonequinhos.

Esculturinhas bem legais.
Vc tem muito talento, isso é arte pura.
Gostei muito

Bah 11:15 PM, outubro 14, 2009  

Ficou lindo os noivinhos. Nunca brinquei com massinha de modelar, porque sou alérgica, uma de muitas frustrações da infância devido às alergias. O Dú falou de comprar uma luva para poder brincar, mas o legal é poder mexer né? Com essa massinha, mesmo sendo de cola, talvez tb não desse.

Kisu!

Anônimo,  6:38 PM, maio 11, 2010  

Olá!
Obrigada pelas dicas da massa, adorei.
Meu filho ama o stich e fiz vários com essas dicas, ficaram lindos demais. FIz um gigantão ele ama sentar no colo kkkkkk.
Beijos

Patricia Kuwae 4:16 PM, fevereiro 20, 2017  

Todos os materiais eu encontrei no Amazon ;-) ahhhh essa parafina eu achei no Amazon tem liquida e em grãos queria saber por favor qual é a quantidade pra cada receita? Eu comprei líquida desde já agradeço

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP