Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Alfabetizando

>> quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Melissa já lê e escreve bastante coisas.  Reconhece letras maiúsculas e minúsculas e se diverte escrevendo na lousinha que ganhou no aniversário.

O problema é ela não querer escrever palavras simples para ir aprendendo as sílabas devagar.  Tipo: dado, sapo, pato, sapato, rato, dedo. Ela quer se aventurar com cachorro, laranja, astronauta, hospital, anpanman, caminhão.  No começo eu dizia que não sabia escrever por não saber como explicar a ela porque se usa rro, porque o ra na laranja não é , e como explicar o tro, nho, nhão, n ou l?  Com 5 anos, acho que seria informação demais pra cabecinha dela.  Mas ela não se conforma quando falamos que não sabemos e insiste tanto que acaba vencendo pelo cansaço.

A solução foi apenas soletrar as sílabas 'difíceis' para que ela se acostume com a grafia certa sem se preocupar com regras gramaticais.

Sempre fui boa aluna e tirava notas altas em português.  Mas hoje percebo como a gramática é sem sentido.  Por que tem que ter o ch se existe o x?  Por que quando Melissa escreve que mamãe está bebendo XÁ, não posso considerar isso certo? Por que caxoro tem que ser cachorro? Por que não pode ser ospitau ao invés de hospital?

Tá, que eu entendo que seria super esquisito se mudasse a grafia das palavras agora, já basta a mudança nas regras gramaticais que ainda não me acostumei, mas tem tanta coisa desnecessária na língua portuguesa, tudo só para complicar a vida dos estudantes.

Com o tempo espero poder explicar as regras de uma forma que ela consiga entender, por enquanto Melissa vai decorando certo e eu sinto um orgulho danado por ela com 5 anos já conseguir ler e escrever ^^

Nerdzinha XD

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP