Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sob a sombra das cerejeiras em flor

>> sexta-feira, 18 de abril de 2008



Por causa de sua posição geográfica as estações do ano são bem definidas no Japão. E cada estação tem suas características próprias dignas de serem admiradas. Agora é primavera e é época que o país fica literalmente florido. Onde quer que olhemos existem flores em profusão, um verdadeiro festival de cores.
As cerejeiras em flor são um espetáculo à parte. Alamedas, parques, templos, lagos, fábricas e quintais se enchem com essas delicadas flores. Fica tudo cor-de-rosa. Os japoneses costumam fazer hanamis nessa época. Hanami é literalmente "olhar (apreciar) as flores". Instalam-se embaixo das árvores e fazem um piquenique regado a muita bebida, principalmente o saquê.
Há mais de 400 espécies de sakurás, algumas de flores brancas e florescem entre os meses de março e abril. Começam no sul e "sobem" o país como uma onda. Existem grupos que fazem a rota do sakurá e agora não me lembro o nome em japonês. É um sonho meu um dia fazer essa rota, assim como sonho um dia percorrer o Caminho de Santiago de Compostela. Mas isso fica pra outro post =p
O costume do hanami vem da Era Heian (794 - 1185) onde a festividade era reservada à aristocracia, que se reunia para escrever poemas e cantar sob os sakurás. O sakurá continua sendo tema de canções, todos os anos alguns cantores pops e tradicionais lançam alguma música sobre ele. Tenho minha canção preferida: Sakurazaka de Fukuyama Masaharu. Música lançada em 2000, ficou famosa no Japão por ter sido tema de um episódio do programa Mirai Nikki (Diário do Futuro), um quadro do programa Un'nan no Hontoko apresentado pela dupla de comediantes Uchimura Teruyoshi e Nambara Kiyotaka.
Sakurazaka é uma ladeira em uma rua de Tokyo, perto do Rio Tama, onde as cerejeiras que florescem em ambos os lados da rua se entrelaçam formando um túnel de sakurás. A história do programa eu conto outro dia, pois é um pouco longa. Mas é linda, tanto que acabei comprando a fita em um leilão do Yahoo e chorei demais quando assisti novamente. Ainda convenço o Helio a darmos um passeio por lá...
Fotos do Sakurazaka aqui



Outras músicas que gosto: Sakura e Sakura

Só por volta do ano de 1688 (Era Edo) é que esta festividade passou a ser comemorada por quase toda a população japonesa como uma tradição.
Os japoneses gostam muito das flores de cerejeira porque pensam que a sua forma e cor refletem pureza, simplicidade e fragilidade. São flores de vida curta pois, pouco tempo depois de desabrocharem, são levadas pelo vento. O escritor Inazo Nitobe compara o sakurá com o Bushidou (Caminho do Samurai), em referência ao período das guerras, quando a morte espreitava a qualquer momento. A vida do samurai era tão efêmera como a flor da cerejeira. Durante sua breve floração, as cerejeiras representam, senão, a metáfora da vida – breve, intensa e fugaz.
O sakurá também pode ser apreciado à noite, pois alguns parques são iluminados especialmente para receber os apreciadores do hanami noturno (yozakurá). Aqui tem uns lugares iluminados mas não me arrisco a sair de noite com as meninas, e outro dia quando passei por lá, já não tem mais flores nas árvores, mas continurá iluminado até domingo.
Sakurás enchem os olhos mas também podemos apreciá-los degustando-os. Faz-se uma conserva com sal de uma espécie de sakurá chamado Yaezakurá pois esta possui aroma mais forte que as outras. Quando misturada com água quente torna-se uma bebida chamada Sakurá-yu, usada em noivados e cerimônias de casamento porque acredita-se que isto trará felicidade para os casais.
A origem do famoso Sakurá-mochi, bolinho de arroz envolto com uma folha de cerejeira que pode ser comprado em supermecados e lojas de conveniência, remonta ao século 18, provando que esta iguaria é apreciada há muito tempo... e eu DETESTO.
Dizem que quando pétalas de sakurás caem sobre a cabeça ou dentro do copo, trarão sorte à pessoa.
Este espetáculo dura cerca de 2 semanas. É muito rápido, por isso conta-se com o auxílio da Agência Meteorológica Japonesa, que informa em boletins regulares o momento da florada de cada região.

Aqui uma música infantil tradicional (somente a primeira parte).



Sakura

Sakura, sakura
Noyamamo satomo miwatasu kagiri
Kasumi ka kumo ka asahi ni niou
Sakura, sakura hanazakari

Sakura, Sakura
Yayoi no sora wa miwatasu kagiri
Kasumi ka kumo ka nioi zo izuru
Iza ya iza ya mi ni yukan

E uma tradução tosca, só pra poderem entender o que significam esses versos.

Cerejeira em flor, cerejeira em flor
Nas montanhas, nas aldeias, até onde a vista alcança
Como névoa ou nuvens, são fragrância da manhã ensolarada.
Cerejeira em flor, cerejeira em flor, em plena floração

Cerejeira em flor, cerejeira em flor
Sob o céu de abril, até onde a vista alcança
Como névoa ou nuvens, florescem fragrantes
Vamos lá! Vamos lá! Vamos vê-las.

2008-04-16  Fuji Reien
Clique na foto para abrir o álbum

Essa linda alameda é na verdade um enorme cemitério. Comparável ao Cemitério da Vila Formosa em São Paulo. Fica na mesma rua do Fuji Speedway, o autódromo onde se realiza a F-1 no Japão.
Muita gente vem fazer hanami aqui, mais pra frente tem algumas barraquinhas de comida e bebidas.

Tenho uns memes e uns selinhos pra postar, mas fica pra outro dia, o post de hoje já está extenso o suficiente.
Não ando muito bem esses dias, tenho fortes tonturas e começaram a aparecer umas manchas roxas nos meus braços, fora uma bolinha na perna, na altura da virilha. Não sei o que é, não dói. Deve ser a validade que venceu e estou começando a apodrecer... =p

9 Comentário(s):

evipensieri 11:54 AM, abril 19, 2008  

Oi Herika.

Acho essas árvores maravilhosas. É mesmo de se emocionar.

Espero que você fique melhor. Talvez seja bom procurar um médico.

Bjs.
Elvira

CellyOneill 3:07 AM, abril 20, 2008  

Herika, eu amei essa postagem sobre as sakurás, também admiro muito essas flores e amei saber a história dela na cultura japonesa !
Vou depois apreciar seu album no Flicrk com as fotos, dei uma olhada rapida e já fiquei maravilhada com tantas fotos lindas, vc está a cada dia mais se superando !
Agora não pude deixar de sorrir com seu comentário final sobre estar perdendo a validade, kkkkk, acho que estou na mesma situação, kkkk !
Beijos carinhosos !!

Anônimo,  7:57 PM, abril 20, 2008  

Herika achei lindíssimo as fotos.

Solange - Brasília

Luma Kimura 10:56 PM, abril 20, 2008  

Primavera florida! Bonito post, Herika! Além de belas imagens, recheado de informações!!!

É um dos meus sonhos ver, algum dia, a primavera de Sakuras no Japão! Hehehhe!

Beijos e melhoras!!

Adri /Dri /Drika 6:22 AM, abril 21, 2008  

Olá Herika

Que for linda e que bela paisagem, aprovei a beleza das flores e a estação... ;) Bju

Ciça Donner 6:59 PM, abril 22, 2008  

Aqui tb está finalmente assim... mas nao tenho tantas cerejeiras como vcs. Menina que coisa mais LINDA

Landinho,  12:50 AM, abril 23, 2008  

Que isso mulher, falando de data de validade vencida, para com isso. A foto com as arvores floridas é muito linda. Realmente a primavera é uma estação muito bonita onde a natureza expressa sua beleza.

Pen Drive 4:29 AM, abril 23, 2008  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
cilene 4:20 PM, abril 23, 2008  

Adorei a rua japonesa, gostei da musica tambem. Aqui tambem as estacoes sao bem definidas, ou eram porque o clima estå mudando. beijos e boa semana

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP