Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amo-te

>> terça-feira, 22 de agosto de 2006

Clique para ampliar

Amo-te quanto em largo, alto e profundo
Minh'alma alcança quando, transportada,
Sente, alongando os olhos deste mundo,
Os fins do Ser, a Graça entressonhada.

Amo-te em cada dia, hora e segundo:
À luz do Sol, na noite sossegada.
E é tão pura a paixão de que me inundo
Quanto o pudor dos que não pedem nada.

Amo-te com o doer das velhas penas;
Com sorrisos, com lágrimas de prece,
E a fé da minha infância, ingênua e forte.

Amo-te até nas coisas mais pequenas.
Por toda a vida. E, assim Deus o quiser,
Ainda mais te amarei depois da morte.
(Tradução de Manuel Bandeira)

Quando ouvi esse poema, recitado por Lalinha em Páginas da Vida, não dei muita bola, achei piegas até aquela cena. Somente depois, pensando, pensando consegui entender a profundidade dos sentimentos envolvidos na trama. Pra falar a verdade, não tenho muita paciência para dramas. Sou mais prática, não creio que sejamos vítimas das situações, se for pensar friamente contribuímos, mesmo que de forma inconsciente, para as coisas que acontecem em nossas vidas.
Fiquei chocada com a reação da Martha diante da morte da filha. Fiquei pensando se fosse comigo. Bom primeiro, eu jamais trataria Melissa com tanta raiva, como se os filhos fossem os culpados da minha infelicidade. Todos buscamos a dita felicidade de uma forma ou de outra. Alguns a encontram quando se realizam profissionalmente, outros quando encontram um grande amor (correspondido, porque amor platônico sempre foi sinônimo de sofrimento). Poucos são os que são felizes e ponto. Não nego que ficaria chocada num primeiro instante, mas é minha filha carregando meu neto. É óbvio que ficaria feliz e ficaria do lado dela. Mesmo que a situação fosse difícil e a gente estivesse sem grana nenhuma. Depois, se por alguma tragédia minha filha morresse, sem dúvida eu teria um treco. Como o Alex, eu infartaria. Fico muito triste quando penso que existem pessoas assim, que não sabem amar, são vítimas do próprio ódio que carregam dentro de si. E acredito piamente que é essa a razão por que acontecem tantas desgraças na vida dessas pessoas. Elas não sabem ser felizes. Merecem, mas não sabem sê-lo.
A felicidade nasce primeiro em nossas cabeças, depois em nossos corações. Pessoas que se acham vítimas da vida, mártires sem causa, não conseguem ter paz no coração para conseguirem ser felizes. A gente acaba atraindo coisas ruins quando só conseguimos pensar em coisas ruins. Claro que a vida não é tão cor-de-rosa que basta termos bons pensamentos para vivermos bem. Mas pensamentos positivos nos deixam de alma mais leve, nos dão mais forças para enfrentarmos as dificuldades que aparecem para nos atrapalhar. E creio que quando agimos com o pensamento pra cima, conseguimos de alguma forma "tocar" as pessoas ao nosso redor. Por exemplo, sempre que começo um emprego novo, chego achando que estou agradando todo mundo :p E de fato, as coisas parecem que se caminham para esse lado. Um bom exemplo foi meu último emprego. Meu chefe era chatérrimo (tinha um sorriso liiiiindo, mas era um chato). Pegava no pé da mulherada por pouca coisa, era um grosso. Quantas vezes ele me pegou dormindo na mesa e o máximo que fazia era me dar um cutucão pra me acordar, nunca chamou minha atenção. Depois que engravidei então, eu dormia direto, teve até um dia que teve uma briga entre duas japas, uma se invocou com a outra e saíram no tapa. Eu não vi nada, pois só me acordaram depois que já tinha terminado tudo. Bom, nesse dia ele não estava na sala, mas é pra ver como eu estava nos meus últimos dias naquela fábrica. Eu passei muuuuuuito mal durante a gravidez inteira, faltava dias seguidos, trabalhava meio dia e faltava mais uma semana... ia levando desse jeito. Mas só fui dispensada depois de faltar 1 mês e meio sem dar as caras lá. Se fosse outra pessoa, ele não pensaria duas vezes antes de cortar, aliás se eu fosse a chefe também já teria dispensado há muito tempo, não está conseguindo vir, então descansa pra poder ter o filho com tranqüilidade. Mas ele me segurou por todo esse tempo. E depois, quando estava com uns 6 meses, fui visitar o povo e ele me recebeu com um sorrisão. Claro que apenas achar que sou querida não fez milagres. Eu mostrei serviço (enquanto estava acordada) :D
Culpar os outros pela sua infelicidade é muito fácil. Se fazer de vítima quando se está passando por um período difícil, também é fácil. Querer se mostrar 'A' boazinha também é fácil, e muito bonito também pra poder falar aos outros: "Eu tenho pouco, mas sempre ajudo meus amigos. Não sei ser de outra forma, sou muito boazinha." Sinceridade: Você não é boazinha! Você é apenas uma pessoa carente que necessita desesperadamente de carinho e atenção, por isso se sujeita a passar por privações pra poder dar aos amigos. Se realmente faz de coração, você não precisa ficar falando, ninguém precisa saber o que você fez. Você não se sentiria vítima por se sentir incompreendida: "Fiz tanto por ele, e é isso que recebo em troca..." Então não fez por ele.
Falta é a gente assumir a responsabilidade por nossos atos. Ter a consciência que tudo que fizemos e fazemos é porque queremos fazer. Não importa a desculpa que damos para justificar nossas atitudes: amor, pena, respeito, amizade... O que acontece é que se realmente não queremos, ninguém no mundo pode nos obrigar a fazer. Se concordamos e ajudamos não fizemos porque nos pediram, fizemos porque quisemos fazer. Se der errado, é responsabilidade sua, você teve a escolha de pular fora, entrou nessa porque quis.
Acho que acabei enrolando e saindo totalmente fora do tema que comecei no começo do post. Mas minha cabeça está cheia agora. Estou preocupada com uma amiga. Parece que tudo na vida dela desandou. E mesmo que ela não admita, pois adota uma postura conformista "Estou pagando o que eu fiz, Deus sabe o que faz...", no fundo ela culpa os outros pelas desgraças que vem acontecendo. Gostaria muito de poder ajudá-la, mas a única pessoa que pode ajudá-la é ela mesma. Se ao menos ela ouvisse os que os outros têm a dizer, mas sempre que começamos a falar, ela tem as mil e uma desculpas para justificar todas as reclamações. Apenas oro por ela para que iluminem seu caminho e sua mente. Só assim ela poderá ter o coração mais leve para poder agüentar o tranco.
Bom, mudando completamente de assunto, vou contar as novidades da Melissa. Ela está danadinha. Aprendeu a mandar beijo, aprendeu a dar beijo (babar na gente), aprendeu a abrir a porta do banheiro e dar descarga... A porta desse banheiro vive emperrada por isso estava despreocupada, mas no verão ela abre fácil e a Melissa consegue abrir. Outro dia desapareceu da sala, só percebi depois de um tempinho, estava limpando o chão da cozinha. Fui atrás dela e ela estava em cima do vaso dando descarga e brincando com a água que saía de cima. Pegou o bagulhinho azul que serve pra dar um cheirinho na água. Resultado, ficou com a mão azul a noite inteira. Aquela bagaça não sai fácil. Nem tirei foto pois se eu desse uma bobeada ela botava a mão na boca, fiquei vigiando. No banheiro também, jogou alguns brinquedos no vaso e deu descarga. Já falei da adoração por lenço de papel, né. Contei que ela pica tudo que consegue tirar. Só não contei que ela come um monte, ou melhor, vai enfiando na boca, até formar uma bola que não consegue mais mastigar, aí tira e... gruda na parede. @_@ Quando contrariada começa a gritar, bater nas coisas, chorar, muito nervosa. Geniozinho ruim. Não sei a quem puxou... :p
No LO:
Fonts Times New Roman, Arial Black & Bickham Script Fancy
Orchid Tube by H@nne
am-corner
Tirei essas fotos semana passada, ganhei esse vaso no meu aniversário. Amei, pois adoro orquídeas, o Kito e a Ellen me deram mesmo sem saber disso, achei uma grande coincidência. Mesmo 1 mês depois ainda continua florido e muito bonito. Clique na foto para ampliar se tiver dificuldade em ler o que está escrito.
Falando em Ellen, estourou a bolsa dela domingo, fui visitá-la ontem e ela me pareceu muito bem, não tava com cara que ia nascer tão cedo, mas parece que vai ter que fazer cesárea. Vamos ver como fica, daqui a pouco tem neném novo no pedaço. Nem sei se já escolheram os nomes, pois mês passado teve a surpresa de aparecer um pinto no meio das pernas da filhinha deles :p Eita família pra ter homens, nem sei como consegui engravidar de uma menina, pelo jeito vai ser a única. Apesar que Magali pode tentar de novo, além claro, da Ellen. Eu gostaria de ter outro filho, sinto que terei outra menina, mas com tantos problemas, nem sei se vou conseguir engravidar novamente. Estou caminhando meia hora todos os dias no parque. Levo Melissa no carrinho e depois a deixo correr até se cansar. Ela está dormindo bem por causa disso e eu me sinto mais disposta, apesar de não conseguir emagrecer nada.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP