Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atualização

>> segunda-feira, 14 de março de 2011

Peço desculpas por não conseguir responder todos os comentários e agradeço pela preocupação.  Estamos bem, quem me segue no Twitter deve ter percebido isso XD

Bom, muita gente atualizando os blogs para manter todo mundo informado sem sensacionalismos, achei que poderia fazer um pouco a minha parte.

Na tv está dando orientações sobre como proceder nas regiões que serão afetadas com o racionamento de energia.

- Como tem o perigo de racionar água em alguns prédios, armazenar um pouco de água em chaleiras. Para quem não sofrer com cortes no fornecimento de água, favor economizar.

- Assim como a água, o gás pode ser racionado também no mesmo período.  As companhias de gás darão prioridade para fornecer a hospitais e instituições de saúde. Economizar é o lema do momento.

- Não entrar em elevadores pouco antes do horário previsto do apagão de sua região.

- Na hora que cortar a energia, tire os aparelhos elétricos da tomada, porque na hora que voltar a energia, ligando todos os aparelhos de uma vez, corre o risco de queimar alguma coisa ou da caixa de força não suportar e queimar algum fusível.  Lique os aparelhos elétricos essenciais aos poucos.

- NTT Higashi Nihon já informou que telefones residenciais continuarão funcionando.  Providencie aparelhos que não dependam de eletricidade para ligar.  Aqui em casa eu fiquei sem poder usar o telefone por causa disso.  Já liguei um aparelho veinho aqui.  Porque o sinal dos celulares pode falhar. Apesar do aviso ser que os aparelhos que precisam de energia irão funcionar normalmente, eu não consegui usar o meu telefone, então é melhor prevenir.

- Fax e secretárias eletrônicas não funcionarão.

- IP phones (VoIP), por dependerem de modem, provavelmente não funcionarão.  Assim como ADSL e conexão por fibra óptica não funcionarão porque o modem depende da eletricidade.

- Se ficar sem energia à noite, prefira lanternas. Mas se for acender velas, use os suportes com um prego para firmar bem a vela e coloque no meio de um prato com água, para a chama apagar caso tombe a vela.
Mantenha a vela por perto para poder apagar logo caso sinta algum tremor e, claro, não deixe em lugar que crianças possam mexer.
Providencie pilhas extras para as lanternas.

- Pessoas com enfermos ou deficientes na família que tem aparelhos médicos, como aparelhos respiratórios, em casa, por causa do perigo dos aparelhos pararem de funcionar na hora do apagão, procurar urgentemente pelo médico responsável.

- Um pequeno dicionário para quem não entende japonês:
Lanterna - Kaichuudentou (leia kaityuudentou)
Pilha - Denchi (denti)
Vela - Rousoku
Fósforo - Macchi (máti)
Isqueiro - Raita (lighter)
Luz - Denki ou raito (light)
Blackout - Teiden
Blackout rotacional - Rinten teiden
Racionamento de água - Dansui
Telefone público - Koushu denwa
Economizar - Setsuyaku

- O site oficial da TEPCO é http://www.tepco.co.jp. Mas, pelo menos para mim, as melhores informações consigo no site da prefeitura, que está sendo atualizado com bastante rapidez. Tenho informações sobre os racionamentos e linhas de trens muito mais rápido do nos sites da TEPCO ou da JR.  Infelizmente como está tudo em japonês, é só para quem sabe ler.

- Como continua tendo tremores secundários, entrar em pânico apenas atrapalha, mantenha a serenidade sempre.

- Deixe notebooks e celulares carregados.

- Tenha moedas de 10 円, para poder usar telefones públicos se precisar falar com alguém e estiver sem linha no celular.

- Alguns sites com notícias: Alternativa, Portal Nippon, Lost In Japan, IPC Digital, Rádio Nikkei, NHK (TV em japonês), NHK World (TV em inglês)TBS (TV em japonês), Portal Webnews, Portal Mie, Daijoubu.com.br.
Aqui a lista das regiões que sofrerão rodízio de racionamento.

- Economize energia!  Desligue os aparelhos que não estão sendo utilizados da tomada porque, mesmo que pouco, eles consomem energia.
A TEPCO tem uma reserva e o racionamento ocorrerá dependendo do consumo geral.
Você não vai morrer se não passar roupa, evite gastar energia dessa forma.
Está frio, procure agasalhar-se bem ao invés de ligar o ar condicionado.
Desligue a panela de arroz tão logo o arroz fique pronto.
Evite usar o "denki pot" (garrafa térmica elétrica) dê preferência a ferver a água e manter em garrafa térmica normal.  Não deixe o "denki pot" ligado para manter a água quente depois que a água esquentar.
Abra as cortinas e aproveite a luz natural para iluminar sua casa.

- Prepare comida que possam ser consumidos frios. Eu preparei onigiris, kara'age de frango, omelete, asazuke de pepino. Deixei água quente na garrafa térmica para poder fazer um cup lamen ou missoshiru instantâneo.  Pelo menos poderá almoçar/jantar sem problemas.

- Aplicativos do iPhone como Skype, msn, Facebook, Orkut, Twitter ajudam a manter os familiares atualizados da nossa situação. No dia do terremoto fiquei sem energia e sem linha telefônica, o Skype foi essencial para falar com meu irmão no Brasil. Se tiver como instalar esse tipo de aplicativo no seu celular pode ajudar bastante, já que a internet, mesmo com a conexão falhando muito, foi a única coisa que me sobrou.

- O correio informou que os caixas eletrônicos pararão durante o apagão. Imagino que os caixas dos bancos também parem, retirem dinheiro antes.

- Casas 'Orudenka" talvez não consigam armazenar água quente.

- Por 3 horas, a comida que está na geladeira não estraga se mantiver a porta fechada.  Evitar o máximo abrir e fechar a geladeira para manter a temperatura estável.
Em caso de comidas que estraguem muito fácil, coloquem em cooler box com bastante gelo e evitar manusear até poder colocar de volta na geladeira.

- Ter um radinho de pilha ajuda a manter-se atualizado das notícias, já que a tv não funcionará.
Providencie pilhas para o rádio.

- Pode surgir avisos para se reunir em escolas ou empresas.  Organize-se com os familiares, conhecidos e pessoas que moram perto para evitar tumulto.

- Casas com self-lock nas portas, o sistema não funcionará.  Assim como não funcionará sistemas de segurança (alarmes).

- O sensor de gás também não funcionará, por isso é melhor desligar o gás porque se tiver algum vazamento, não será detectado com o aparelho.

- Quem tem aquários, se não tiver como levar os peixes e cia para aquários públicos, providencie bombas a pilha e um sistema de aquecimento que não dependa de energia elétrica.

- Computadores ligados na hora correm o risco de perderem todos os dados não salvos se desligarem de repente.  Fora o risco de queimar a placa.  Desligue antes do horário previsto para a sua área.

Vou atualizando à medida que tiver mais notícias.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP