Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dicas de economia

>> terça-feira, 15 de março de 2011

Agora dicas de uma dona de casa.  Pode parecer coisa extremada (provavelmente é), mas economizar nunca é demais e com esses racionamentos devemos todos cooperar, não?

Esse é outro post que irei atualizar assim que for lembrando das coisas XD  E se vocês tiverem outras dicas, escrevam nos comentários que irei adicionando no post ^^

- Tome banhos rápidos e economize água, gás e luz.

- Tire os aparelhos que você não usa da tomada.  Mesmo que pouco eles consomem energia quando plugados na tomada.

- Logo que cozinhar o arroz, desligue a panela.  Não mantenha a panela "esquentando" o arroz.  Depois de 7 horas ligado direto, a panela elétrica gasta a mesma quantidade de energia da hora que está cozinhando.

- Evite usar garrafas elétricas.  Se não tiver como não usar, tão logo á água ferva, transfira a água quente para uma garrafa térmica normal para manter a temperatura. Não deixe a garrafa ligada mantendo a água quente.

- Evite secadoras (de louças, de roupas). Se precisar usar, procure acumular o máximo possível para não precisar ligar várias vezes.

- Aproveite a hora que for cozinhar o arroz para cozinhar ovos e legumes.  Basta colocar dentro de uma vasilhinha refratária e encaixar a vasilha no meio do arroz.

- Como demora para esquentar a água do chuveiro na hora de tomar banho, não deixe a água escorrendo pelo ralo enquanto espera esquentar.  Coloque dentro do ofurô ou qualquer outro lugar que possa armazenar e use para lavar roupas, ou lavar o banheiro, ou poder passar pano na casa.  Eu tenho uma bombinha que leva a água do ofurô para a máquina de lavar.
Se ficar sem água durante o apagão poderá usar para dar descarga depois que usar o banheiro XD
Tenha o costume de secar o banheiro depois que todo mundo terminar de usar, assim evita embolorar e fica mais fácil para limpar.
Dica da Kiyomi: Tem um amaciante da P&G da linha Renoir que alem de deixar a roupa livre do cheiro de suor, cigarro e fumaça, tira o kafun, nao precisa passar a ferro e serve para quem usa a agua do ofuro.
- A água ferve mais rápido se não misturar nada nela. Na hora de cozinhar, coloque a água em uma panela com tampa e espere ferver antes de colocar sal ou óleo.

- Para cozinhar macarrão, ferva a água,coloque o macarrão, mexa um pouco para ter certeza que não grudará, desligue o fogo e tampe.  Mexa a cada 3 minutos até ficar al dente. Se não mexer, corre o risco de virar uma bola.
Coloque o escorredor em cima de uma vasilha para armazenar a água.  Você pode usar para retirar a gordura de frigideiras ou assadeiras.  Ou serve até para tirar a sujeira mais grossa dos pratos antes de lavar.

- Vire uma família "Unidos venceremos", procure, na medida do possível, ficar todo mundo no mesmo cômodo para evitar luzes ligadas na casa inteira.

- Mantenha apagadas as luzes de cômodos que não tem ninguém.

- Agasalhe-se bem e evite ligar o ar-condicionado.  Prefira aquecedores a querosene.
Mantenha portas e janelas fechadas para o ambiente aquecido não esfriar.
Mantenha os filtros do ar-condicionado limpos.

- Usar mais a vassoura ao invés do aspirador. Você não vai morrer se voltar a usar a velha vassoura e manterá a casa limpa.

- Xixi no banho.  Essa ideia foi bastante divulgada pensando no planeta e acabou caindo no esquecimento.  Aqui em casa continuamos aproveitando a hora do banho para esvaziar a bexiga evitando descargas desnecessárias.

- Xixi coletivo o.O Isso nunca fiz aqui em casa, mas li uma vez em uma comunidade do Orkut.  Como a família inteira acordava no mesmo horário de manhã, ia todo mundo ao banheiro e o somente o último dava a descarga.  Para quem não tem nojo acho que serve, sorry mas eu não consigo >.<

- Tenha o costume de tampar as panelas quando for cozinhar. Cozinhará mais rápido gastando menos gás.

- Quando usar o forno, depois que tirar o assado e desligar, aproveite o forno quente para secar louças, panelas e talheres. Obviamente não colocará nada de plástico porque pode derreter, mas as outras coisas dá pra por tranquilamente.  Colheres de pau, tábuas de carne de madeira, rolo de macarrão de madeira principalmente são indicados para enfiar dentro do forno.

- Eu tenho chaleiras que se encaixam em algumas panelas servindo de tampa.  Posso cozinhar algo na panela e ferver água ao mesmo tempo.


- O ferro de passar roupas precisa de muita energia para esquentar, acumule um pouco de roupa e passe de uma vez.
Separe as roupas antes de ligar o ferro, como algumas peças não precisam ser passadas, não faça isso com o ferro ligado.
Passe primeiro as roupas delicadas que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

- Junte os pratos para ensaboar e enxaguar tudo de uma vez. Limpe os restos de comida antes de começar a lavar.
Não deixe a torneira aberta direto.

- Abra as cortinas e aproveite a luz natural para iluminar a casa ao invés de ligar a luz.

- Evite abrir a geladeira ou o freezer várias vezes. Procure, na medida do possível, tirar tudo de uma vez.

- Verifique todas as torneiras da casa regularmente conferindo que não tem vazamentos.

- Se precisar lavar calçada ou quintal, varra e limpe o máximo possível e só depois jogue a água. Assim precisará de menos água para manter tudo limpo.

- Feche a torneira enquanto escova os dentes.

- Não durma com a tv ligada, procure usar o timer para desligar. Tampouco durma com a luz, o computador, o som ou qualquer aparelho eletrônico ligado.

- Só ligue a máquina de lavar roupas com a capacidade máxima indicada pelo fabricante. Economize água e energia.
Mantenha o filtro sempre limpo.
Use somente a dosagem correta de sabão, evitando repetir o enxágue.

- Mantenha as bocas do fogão limpas, queimadores sujos aumentam o consumo de gás. As chamas devem ser azuladas. Chamas amareladas significam que os bocais estão sujos ou desregulados.

- Procure fazer as refeições juntos para que não precise ficar esquentando a comida várias vezes.

- Sempre que possível, use a panela de pressão. Ele cozinha mais rápido, assim economiza gás.

- A água do aquário é rica em nitrogênio e fósforo, que são ótimos adubos. Quando for limpar seu aquário regue as plantas ao invés de jogar a água fora.

- Habitue-se a fechar o registro de gás quando não estiver usando o fogão.

- Sempre que possível, use o forno para assar ou esquentar várias coisas ao mesmo tempo.

- Dica da Kelly: Ao pendurar as roupas para secar, bata-as bem para tirar o amassado e pendure-as em cabides. O uso de ferro de passar vai diminuir pq elas estarão menos amassadas. :)
Complemento essa dica, não demore para estender as roupas, procure tirar da máquina o mais rápido possível e estender, quanto mais tempo a roupa ficar ali emaranhada dentro da máquina, mais difícil será tirar o amassado dela.

- Espere a comida esfriar antes de guardar na geladeira.  A geladeira não quebra como diziam nossas mães, mas consome mais energia para conseguir manter a temperatura estável.

- Dica do tio @comediantonio: Mais para quem tem estabelecimento comercial, passou na NHK World, nas horas do blecaute cobrir as geladeiras com plástico para diminuir a saída de ar gelado.

- Dica da Hidemi: Tem algumas dicas no site da Gisele Bündchen.

- Para economizar gasolina leia aqui.

- Coloque uma garrafa pet com água dentro do tanque do banheiro.  Gastará menos água em cada descarga.  Ao posicionar a garrafa, verifique se a boia não enrosca nela após a descarga. Já vi gente criticando que não se deve por nada lá dentro, mas eu sempre fiz isso e nunca deu problema em nenhuma casa que morei. Basta manter limpo e verificar periodicamente a situação dentro do tanque.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP