Dúvidas sobre a água
>> quinta-feira, 24 de março de 2011
Com o terremoto, a água mineral foi um dos primeiros produtos que sumiram das prateleiras dos mercados e farmácias.
Todo mundo achando que estava seguro consumindo água mineral por causa do medo da radiação. Pelas informações passadas por várias pessoas, adultos podem consumir sem problemas a água da torneira mas, e quem tem criança em casa? Da torneira já foi avisado que não pode, mas pode dar qualquer água mineral a elas?
O que muita gente não sabe é que as águas minerais tem concentração diferentes de minerais dependendo do fabricante. E outra coisa que também muita gente não sabe é que não é aconselhável dar água com muitos minerais para crianças, porque como elas ainda não tem os rins completamente desenvolvidos, pode sobrecarregá-los.
Eu tive essa orientação na maternidade quando as meninas nasceram. Para fazer mamadeiras usar sempre o junsui (純水 - じゅんすい) como o Akachan no Mizu (赤ちゃんの水).
Tem outras marcas, mas esse é o que mais acho por aqui. Nas farmácias e Home Centers fica junto com as latas de leite em pó.
Ou usar o tradicional método de ferver a água da torneira (que agora não é aconselhável). A explicação era que os minerais da água alteram a composição do leite em pó e podem atrapalhar na absorção de algumas vitaminas.
Para dar água para as crianças beberem, escolher sempre água com mineralização baixa. Na hora de comprar confira sempre a composição no rótulo. A @silviakikuchi postou uma foto para poder entender melhor.
Procure o kanji 硬度 (こうど - Koudo) que indica a solidez da água. Quanto maior a solidez, mais pesada a água.
A água aqui no Japão é separada em 3 categorias:
軟水 (なんすい - Nansui) Koudo de 0 a 100 mg/L = água leve
中硬水 (ちゅうこうすい - Chuukousui) Koudo de 101 a 300 mg/L = água média*
硬水 (こうすい - Kousui) Koudo acima de 301 a mg/L = água pesada
* Não sei como traduzir isso, mas achei que água média seria mais fácil de entender XD Se alguém souber a tradução correta, por favor me avise para eu poder corrigir.
Sobre a radiação, tem uma entrevista com um médico nuclear procurado pelo Terra, foi muito esclarecedor e "calmante". Vale a pena assistir, aqui.
Agora é só esperar para poder voltar a comprar água. Eu, pelo menos, não acho em lugar nenhum >.<
Postar um comentário