Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um ano em uma ilha deserta

>> quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Vi esse meme em vários blogs e me auto convidei pra fazer :p
Apesar de ser uma situação impossível de acontecer, achei interessante pra poder pensar um pouco sobre mim. Engraçado como a gente se conhece pouco, tem pergunta que é muito difícil responder. Pelo que eu entendi começou no blog Sinestesia da Patricia Müller. Sim, aquela mesma do projeto 101 coisas em 1001 dias. Já pensei 300 vezes em entrar para o projeto mas sempre acabo desistindo. Listar 101coisas pra fazer é esforço demais pra mim :p Mas tenho uma lista particular que estou tentando realizar por conta própria.
Vamos lá.

O enredo e as perguntas

Você vai passar exatamente um ano em uma ilha deserta, onde existe uma certa infra-estrutura, mas ela é limitada. Além de você não haverá mais ninguém na ilha, mas você terá acesso a alguns privilégios limitados. Com isso em mente, seguem as perguntas:

1. Na ilha você terá água à vontade e frutas nativas. Se souber pescar, com sorte vai poder comer um peixe de vez em quando. Fora isso, você terá que escolher apenas um tipo de comida salgada e um tipo de comida doce para comer todos os dias, o ano inteiro (podem ser cruas ou cozidas). Quais você escolhe?
Fácil.
Salgado: Churrasco, um rodízio completo com picanha, lombo, lingüiça, baby beef com alho, maminha, frango... Tudo ao ponto, nada de sangue no meu prato ou eu vomito. Dispenso também os miúdos: coração de galinha & cia. Assim como carnes exóticas: de jacaré, de coelho, rã, javali... éca...
Doce: Bolo de chocolate com nozes, recheado com mousse de chocolate e com muito chantilly de cobertura. Sim, bem engordativo. Se eu quiser uma opção light terei frutas à vontade, não é?
Adoro peixe, mas sou péssima pescadora, literalmente não tenho saco pra ficar horas parada esperando que algum peixe burro venha morder o anzol. Fora que eu teria que usar o que como isca? Minhocas???? Tô fora, prefiro tentar cultivar uma horta. E mais... vou precisar fazer fogueira pra comer cozido? Sem tempero? Vou precisar limpar o peixe?... Sem chances mesmo.

2. Além da água (e, também com sorte, água de côco se você estiver disposto(a) a subir no coqueiro) não há nenhuma outra bebida na ilha, mas você pode também escolher um único tipo de bebida, fria ou quente, alcoólica ou não, para ter à sua disposição ao longo do ano. Qual você escolhe?
Facílima: Chá de camomila quente (sou viciada em chá de ervas: hortelã, capim cidreira, erva doce...)
Já que vou ter água à vontade além das frutas, não preciso de outras bebidas frias.

3. Para manter a tradição, você pode também levar um único livro. Que livro você leva?
Difícil.
Adoro ler, existem muitos livros que não me canso de ler e reler. Se fosse possível levar uma série eu levaria "As Brumas de Avalon" de Marion Zimmer Bradley, ou "Operação Cavalo de Tróia" de J. J. Benítez, mas se for um único livro acho que seria "O Alquimista" de Paulo Coelho ou "O maior vendedor do mundo" de Og Mandino.
Rrrrrrrrrrrrr....... Escolha final: O Alquimista.

4. Igualmente, você poderá levar um único filme para assistir. Que filme você leva?
Difícil.
Acho que levaria "À espera de um milagre" . Já perdi a conta de quantas vezes assisti e sempre me emociono. Acho que não enjoaria de poder assistir somente ele o ano inteiro.

5. Você terá um notebook à sua disposição, mas com um único programa instalado. Mas você não pode usar um programa de comunicação (como email ou mensagens instantâneas). Qual programa teria mais utilidade para você e por quê?
Fácil.
Sem dúvida levo o Photoshop, mas óbvio que preciso também de todos os seus acessórios: plugins e meus kits de scrapbooking digital.
Adoro mexer com fotos, imagina quantos LO's não poderia montar nesse tempo de exílio? Ou quantos kits não poderia criar? Heim, heim? Seria uma terapia pra não enlouquecer.

6. Você poderá acessar a internet, mas este acesso é limitado a um único site, o ano todo. (Se você escolher o Google, por exemplo, não poderá navegar para os links dos resultados da sua busca, que estão fora do Google). Também não pode ser seu webmail, Meebo e afins ou sites de notícias (o que elimina os portais). Fora isso, não há restrição nenhuma ao tipo de site, inclusive os que permitem comunicação de outros tipos. A qual site você quer ter acesso por um ano e por quê?
Médio.
Acho que queria ter acesso ao meu blog. Primeiro pensei em orkut, mas acho que prefiro ter acesso ao blog, porque tendo o sistema de comentários ativado, tenho uma forma indireta de me comunicar. Fora que todo mundo ia poder acompanhar o passo-a-passo de como a loucura se instala em nossa mente e poderiam me resgatar quando percebessem que a situação está ficando crítica :p

7. Você também poderá ouvir música. Mas, claro, você terá que ouvir a mesma música o ano todo, pois só pode escolher uma. Qual você leva? E se fosse um CD?
Se fosse há um tempo atrás eu responderia "Love by grace" de Lara Fabian sem pensar duas vezes. Essa música é especial para mim, me lembra um período difícil da minha vida. Me lembra especificamente uma pessoa que foi muito importante e que infelizmente eu perdi contato. Alguém que estava ali do meu lado me mostrando que eu era capaz de superar tudo. Fez eu enxergar a minha força.
Mas de repente, caiu a ficha que Love by grace deixou de ser a música da minha vida. Caiu a ficha que eu encerrei um ciclo há muito tempo já e eu estava ali agarrada a uma lembrança boa.
A música que eu gostaria de ouvir é "Menina" do Netinho. Música que eu cantava pra Melissa dormir. Essa é a música da minha menina...
Outro dia encontrei a música no YouTube e estava ouvindo, Melissa que estava dançando na frente da tv veio pedir colo e encostou no meu peito e fechou os olhos. Sei que parece meio absurdo, mas me peguei perguntando se ela se lembraria de quando eu cantava. Faz tanto tempo...
Agora se fosse um cd eu levaria um que eu mesma gravasse. Icluiria Menina (lógico), As Quatro Estações - Primavera de Vivaldi, Quando a gente ama de Oswaldo Montenegro, Deixo de Ivete Sangalo, Breathe de Faith Hill, What's up de 4 Non Blondes, Carvão de Ana Carolina, La mia storia tra le dita de Gianluca Grignani, Quero mergulhar nas profundezas de Padre Marcelo Rossi, Saigo no ame de Nakanishi Yasushi, Zutto de Nagai Mariko, Un'altra te de Eros Ramazzotti, Boombastic de Shaggy, É o Tchan no Havaí, na verdade poderia ser qualquer um do Tchan, Louca Paixão do Exaltasamba, Liberar Geral do Terrasamba, Pra não pensar em você de Zezé di Camargo e Luciano, Patience e Don't cry do Guns N' Roses, Song Bird e Esther de Kenny G. Acho que não cabe mais do que isso em uma mídia de 700 Mb, né. É uma mistureba, eu sei. Vivaldi não combina com Padre Marcelo Rossi e esses dois não combinam com É o Tchan, mas são músicas que eu adoro e teria música para qualquer estado de espírito. Gravaria sim porque jamais ia encontrar um cd com uma seleção assim. E se ainda sobrasse mais um espacinho gravaria Pula do Tihuana :D Será que poderia ser um álbum duplo? :p

* Depois de responder essa pergunta até pensei em mudar a resposta da pergunta de cima pra YouTube... hehehe...

8. Você poderá escolher um dia do ano para fazer uma única ligação para uma única pessoa, com quem poderá falar por 10 minutos. Para quem você vai ligar, quando e por quê?
Ligo para o Helio no aniversário dele.
Primeiro para dar os parabéns, óbvio. Segundo, porque teoricamente ele ficaria com as meninas e eu ia querer ter notícias delas.
Elas são a principal razão por eu não me imaginar isolada em uma ilha. Não consigo imaginar minha vida sem elas. Se eu fosse obrigada a me separar eu tenho certeza que ia chorar o tempo todo: de saudade, de preocupação, de tristeza por não poder acompanhar o crescimento, de remorso por não estar lá quando elas precisassem de mim.

9. Você poderá escolher um programa de TV para assistir ao longo deste ano na ilha - limitado à freqüência de uma vez por semana. Você só não poderá assistir nenhum tipo de noticiário, fora isso não há restrições. Que programa você quer assistir?
Difícil. Há muito tempo só assisto o canal da Disney e não tenho vontade nenhuma de assistir algo de lá. Não tenho idéia do que está rolando por aí, tô totalmente por fora da programação das tvs.
Pensei em Lost, mas até onde sei a temporada desse ano será curta com 16 episódios o que me deixaria muuuuuuito tempo sem ter nada para assistir. Fora que com essa greve dos roteiristas, não sei com que freqüência os episódios irão ao ar. Descartei.
Resolvi ficar com algum programa da Globo mesmo e pensei no "Fantástico". Mas acho que não pode porque exibe algumas notícias além das reportagens. "Globo Repórter" nem sempre tem temas interessantes, acabei ficando com "A grande família", pelo menos vou poder dar um pouco de risada.

10. Quando for seu aniversário, você terá direito a receber uma carta de um(a) amigo(a) ou familiar que tenha uma novidade para contar (sobre si próprio ou não). De quem você gostaria de receber a carta e com qual notícia?
Fácil. Quero uma carta do Helio com detalhes pormenorizados das meninas. Alguma dúvida?

11. Como não queremos que você transforme uma bola de vôlei no seu melhor amigo imaginário e a única pessoa na ilha será você, você terá direito a levar um animal de estimação para lhe fazer companhia (veja como estou facilitando sua vida!). Que tipo de animal você escolhe e por quê? É um animal que você já tenha?
Difícil. Não tenho animais, mal dou conta de tomar conta da casa e das meninas, não preciso de alguém pra me dar mais trabalho do que já tenho.
Mas na casa dos meus pais sempre tivemos cachorros, desde um minúsculo Pequinês até um gigantesco Dogue Alemão, são ótimos companheiros, por isso pensei em cachorros. Detesto gatos e estão fora de cogitação. Pensei também em papagaios, em casa tinha e eram muito divertidos, mas como resultado eu carregaria um mangusto comigo. São bonitinhos, pelo que li, facilmente domesticáveis, se apegam ao dono e comem serpentes o que seria útil em uma ilha, não? Ele me faria companhia e se alimentaria de uma coisa que eu tenho pavor: cobras, assim me protegeria por tabela. Perfeito!

12. Do que você acha que sentirá mais falta? (Contato com as pessoas? Tecnologia? Não saber o que está acontecendo no mundo? Etc…)
Com certeza vou sentir falta da minha família.
Quem está comendo quem no BBB? Foda-se, não me interessa, não altera a minha vida. Pior que é exatamente essa putaria que faz o sucesso do programa.* Mas ficar sem notícias das minhas filhas depois de ser privada da companhia delas pra mim é a morte.

* Nota: Isso é apenas uma opinião pessoal, ninguém precisa concordar comigo, muito menos tentar me convencer do contrário. Acho esse programa de uma inutilidade ímpar. Mas pra quem gosta está rolando o oitavo aí. OITAVO??? Sim, eu leio notícias.

13. Por outro lado, o que você acha que será positivo, proveitoso ou benéfico na experiência? Ou divertido?
Nos primeiros 2 ou 3 dias é novidade e deve até ser divertido, tirando a saudade de casa... Mas passado esse tempo não sei se eu conseguiria segurar a barra de me encontrar tão isolada do mundo. Apesar de me adaptar com facilidade às mudanças, não sei se conseguiria administrar a falta que eu ia sentir da minha família.
Há um tempo atrás eu acho que até me aventuraria numa viagem dessas por livre e espontânea vontade. Eu tenho verdadeira necessidade de ter um tempo pra mim. Preciso de me desligar do mundo e ficar a sós comigo mesma. Isso não significa que não precise dos amigos, muito pelo contrário, preciso de pessoas pra poder conversar, poder rir, poder abraçar... Preciso do contato físico...
Uma experiência dessas acho que é sempre proveitosa. Temos tempo de sobra pra nos conhecermos a fundo. Tempo pra reavaliar nossos valores, nossos conceitos, atitudes...
Isso, claro, se não enlouquecermos antes :p

14. Por fim, você tem direito a levar 3 outros itens à sua escolha que:
a) não entrem em contradição com nenhuma das perguntas anteriores
b) não seja algo que você vá usar para sair da ilha, como um barco, por exemplo.
O que você vai levar e por quê?

Complicado, só 3 coisas????

1. Sem dúvida levaria minha câmera, senão não tem sentido eu carregar o Photoshop, né. E precisaria de alguns cd's para ir gravando o que descarrego no note. A não ser que o HD deste seja gigantesco. Ou então teria que ter muuuuuuuuuuitos SD cards. Qualquer um tá de boa pra mim.

2. Pensei também em um kit básico: shampoo, condicionador, sabonete, hidratante, protetor solar, protetor labial, pente, escova, pasta e fio dental. Mas pensando bem, onde eu teria que dormir esse tempo todo? Será que teria um chuveiro à minha disposição? Oh módeus!!! Porque a idéia de dormir em uma barraca não me atrai. Preciso de um mínimo de civilidade*: paredes e um teto são necessários, mesmo que se precise dormir no chão.

3. Esse tá difícil decidir. O que mais eu levaria? Na verdade eu levaria a minha casa :p
Mas contando que eu teria energia elétrica pra ligar o notebook eu levaria minha máquina de lavar roupas. Senão eu teria que procurar um rio pra ficar agachada esfregando as mesmas pra poder passar um ano usando roupas limpas. Affe... não consigo nem me imaginar numa situação dessas.

* Nota: Sei que a palavra está sendo usada de forma errada. Mas não consigo me lembrar de nenhuma que se encaixe melhor na situação. Preciso de certos confortos da modernidade (não é essa a idéia), preciso de algumas coisas (é muito vago). Mesmo que não tenha com quem conviver eu preciso me sentir em uma civilização. Será que deu pra entender? :p

Bom, é isso aí. Como puderam notar eu sou bicho da cidade. Vida na natureza só se acomodada em um confortável chalé, com ar condicionado, cama, chuveiro com água quente, iluminação elétrica, banheiro... hehehe...
Será que deu pra me conhecer melhor? Pra mim foi uma viagem. O interessante nesses questionários é responder as mesmas perguntas periodicamente e ver como suas respostas mudam de acordo com a sua realidade atual.
Alguns aspectos não mudam nunca, como por exemplo não gostar de acampar. Mas outras coisas mudam constantemente. Hoje estou ligada demais à minha família e acho que passaria esse ano chorando a falta que sinto dela. Até "ontem" eu queria mais é a liberdade. Quem me conheceu um tempo atrás sabe que eu nunca quis filhos. Pensava: Pra quê? Só pra ter mais trabalho? Meus sobrinhos me bastam. Olha eu aqui mãe e rainha do lar. Jamais pensei que um dia pararia de trabalhar fora.
Experimente fazer esse meme, mesmo que não publique em lugar nenhum. É interessante. E difícil... levei 3 dias pra terminar de responder essas perguntas :p

1 Comentário(s):

Anônimo,  11:35 AM, janeiro 23, 2008  

Muito obrigada por me avisar !
Minha mãe depois vai arrumar, mas de qualquer jeito ela disse que aquele não tem importancia ...
Bom, não sei nem como se cmt aki ...
Eu coloquei no anonimo ...
Sou do ju.burazine.com
Brigadão
Bjs, Ju

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP