Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dando as caras

>> terça-feira, 11 de março de 2008

Finalmente postando de novo =p
Aparentemente fiz algo errado na hora de formatar, pois todos os programas que eu tinha instalado continuam com suas devidas pastas no Arquivo de Programas. Além de não conseguir registrar o Windows pois não encontra nenhuma conexão com a internet, mas com certeza eu estou conectada :o)
Não sei o que fiz de diferente dessa vez e vou formatar novamente amanhã, com isso vou ficar mais um tempinho sumida. Peço desculpas aos amigos por não visitar seus blogs, mas o navegador está esquisito também. Por exemplo, aqui no Fragmentos quando tento ler os comentários abre uma janelinha estreita onde só consigo ler as 2 primeiras palavras de cada linha. Não consegui arrumar isso. Fora o Orkut que não abre os recados. Um estresse.
Está uma dificuldade conseguir sentar na frente do pc, Karina não pára de gritar, Melissa aprontando todas para chamar a atenção e meus olhos estão irritados por causa do kafunshou e logo começam a lacrimejar quando fico olhando o monitor por muito tempo.
Sair de casa é um tormento, pior ainda é ter a certeza que vou ficar assim até o final da primavera em junho.
A primavera aqui no Japão é uma das estações mais bonitas do ano, tudo floresce, ganha vida, os dias são mais claros e ensolarados, temperatura amena. Tudibom. Ou quase, se não fosse o kafunshou seria minha estação preferida. Mas... ainda estamos no inverno aqui.
O Helio folgou sábado e domingo, então pra aproveitar que a previsão era sol, queria passear em algum lugar diferente e passei a sexta preparando um lanchinho pra poder levar. Farofada mesmo. Mas adivinhem. Nevou!!!!!!!
#$%@*&!
Congelei tudo. No sábado acordamos cedo para assistirmos uma video-conferência e, apesar de ter um pouco de neve no chão, estava super ensolarado então resolvemos visitar o Castelo de Odawara.
Passeio cultural e histórico super-barato. Estava com 6 mil na carteira, pagando pedágios (ida e volta), estacionamento, um lanchinho no parque, entrada para o museu, alguns brinquedos para Melissa no parque de diversões, ainda pudemos lanchar no Mac e sobrou mil na carteira. É de passeios assim que precisamos, bem econômicos =p
O Parque do Castelo é muito bonito e vale a pena conhecer, apesar do castelo ser uma réplica do original que foi completamente destruído por um terremoto.
Eu queria conhecer um castelo original por isso fiquei enchendo o Helio, fomos para Odawara porque era o mais perto e só depois que vi que não era a construção original. Mas dentro do castelo-museu tudo cheirava a mofo, fazendo com que eu espirrasse sem parar lá dentro.
Vou contar um pouco sobre o castelo e sua importância na história do Japão, sem me ater muito em nomes, porque é muito complicado.
Já disse aqui que nunca me interessei pela história do Japão e um dos motivos são os nomes. Não consigo entender por que razão os shoguns, samurais e afins mudam o nome no decorrer da vida. Por exemplo, Tokunaga Ieyasu (1543 - 1616), o grande unificador do Japão, fundador do shogunato Tokunaga, figura importantíssima na história desse arquipélago nasceu Matsudaira Takechiyo. Com a maioridade, aos 15 anos, mudou o nome para Matsudaira Jirosaburo Motonobu seguindo a tradição. Um ano depois ao se casar com sua primeira esposa mudou novamente o nome para Matsudaira Kurando Motoyasu. Com 24 anos, depois de ter conquistado várias terras, muda novamente o nome para Tokugawa Ieyasu e se declara o herdeiro do clã Minamoto.
Complicado, não é? Além dos nomes serem super difíceis, está além da minha compreensão o motivo da mudança dos nomes. Não é uma crítica, pois acho que devemos respeitar as culturas diferentes, mas não há como contestar que isso torna tudo muito mais difícil de aprender e entender a história.

2008.03.08

Construído originalmente em 1417 por Yoriharu Omori de quem pouco se sabe. Além de sua data de nascimento e morte, sabe-se que foi um samurai de um poderoso clã na área de Odawara. Em 1495 o castelo foi tomado pelo clã Hojo, proprietários de 8 províncias da região.
Foi uma das mais maiores fortificações no Leste do Japão cercado por um baluarte de 10 km, quase 100 vezes maior do que o castelo que existe hoje, ou tão grande como o atual Castelo de Osaka. A vila cresceu e prosperou tornando-se um importante pólo econômico e cultural. O castelo tinha fortes defesas pois era situado no alto de uma colina , cercado por fossos com água, valas e colina lateral seca, com bancos, paredes e falésias, permitindo a defesa contra os ataques dos guerreiros inimigos. No entanto, em 1590, os Hojos foram derrotados pelo exército do grande estrategista Toyotomi Hideyoshi, que ofereceu as 8 províncias de Kanto ao shogun Tokugawa Ieyasu, que instalou o clã Okubo no local.
Destruído em 1614 por ordem do shogunato Tokugawa, foi enormemente danificado pelo terremoto em 1633 e foi reconstruído em 1675.
Novamente abalado por outro terremoto em 1703, acabou abandonado por ordem governamental em 1870.
Não resistindo ao Grande Terremoto Kanto, foi devastado em 1923, sendo construído uma réplica em 1960 para comemorar o 20º aniversário do município, funciona hoje como um museu, exibindo vários objetos, na sua maioria relacionados aos samurais e os senhores do castelo, tais como armas, armaduras e antigos escritos. Feito de concreto armado, é um prédio de 4 andares e 27,20 m de altura.
O Tokiwagi-mon foi reconstruído em 1971 e o Akagane-mon em 1997.
Situado dentro de um parque onde encontram-se além do castelo, os portões Tokiwagi e Akagane, o santuário xintoísta Houtoku Ninomiya Jinja, um mini zoológico, um mini parque de diversões para crianças, o Museu da História do Castelo, o Centro de Turismo Municipal e a Biblioteca Municipal.
O Houtoku Ninomiya Jinja foi fundado em 1894 em homenagem ao espírito de Sontoku Ninomiya. No local há uma estátua de Ninomiya, uma das únicas que foram poupadas do confisco do governo durante a Segunda Grande Guerra. Antes da Segunda Grande Guerra todas as escolas tinham uma estátua de Sontoku Ninomiya no pátio, mostrando o jovem Ninomiya lendo um livro enquanto carrega um feixe de lenha em suas costas. Ele foi um modelo para escolas, e os japoneses nascidos antes de 1935 devem se recordar da estátua.
Como a derrota do Japão parecia certa, em 1943 e 1944, todas as estátuas, assim como os sinos dos templos, tinham de ser entregues para produção de armas.
Sontoku Ninomiya nascido Kinjirou Ninomiya (1787 - 1856) foi um proeminente dirigente agrícola filósofo, moralista e economista japonês do século 19, que nasceu em uma família camponesa pobre, mas tornou-se um grande proprietário através de árduo trabalho. Sontoku estudou por conta própria e trabalhou arduamente por sua família. O nome "Sontoku" foi dado a ele por suas realizações.  Ele inventou um programa original de redução da pobreza baseado em sua própria experiência. Os governantes da época, shoguns e daimyôs, reconheceram sua capacidade e contrataram-no como um gerente de programa de desenvolvimento rural.  Até hoje ele é um símbolo de trabalho árduo e perseverança.
Quanto árduo, não? Afff... mas eu não sabia como substituir essa palavra pra deixar menos repetitivo.

Fotos do passeios no álbum do Flickr.

Desejem-me sorte na formatação.

7 Comentário(s):

Unknown 7:35 AM, março 11, 2008  

Herikaaaaa, eu e meu filho dariamos tudo para fazer esse passeio, kkkkk, somos loucos para conhecer esse castelo, já vimos muitas vezes a imagem desse castelo e até uma maquete dele em papel achei na internet acredita ? Ainda não montamos pois estou sem tinta na impressora ( aqui no Brasil os cartuchos de tinta estão pela hora da morte de caros ! ) e sem dúvida visitar esse lugar seria maravilhoso!
Vou conferir as fotos do passeio que com certeza ficaram lindas !
Amei essa postagem, vc sabe que aqui adoramos o Japão e essas informações já estão devidamente arquivadas para estudo , essa questão dos nomes é mesmo conhecida,pena que não sabemos o porque, hehe !
Beijocas carinhosas !
Celly

Anônimo,  3:05 AM, março 12, 2008  

Oi Herika, a guia turisitca virtual do Japão. Sempre detalhista até parece que estamos vendo tudo que escreve. Um beijo.

Anônimo,  9:33 AM, março 12, 2008  

ola ....pena que nao tenho blog nao....mas, estou ah um tempao atras de vc. Tenho certeza que nao sou a unica a te procurar...mas vi sua programacao do niver da Melissa das princesas e adorei. mas nao consigo acessar as fotos....sou do Brasil, e to fazendo a festa da minha filha da qui uns meses.....queria muito ver o que aprontou!! heheh...gostei muito das suas ideias...poderia compartilhar comigo?? tenho msn...myleda1@msn.com.....poderia em ajudar??? um grande beijo

Leda

Adri 11:49 AM, março 12, 2008  

Que delicia isso menina, adorei... grande bju ;)

Liz / Falando de tudo! 10:09 PM, março 12, 2008  

Também quando você posta, é um senhor post!!
Passei pra te dizer que deixei um cariho pra você la no meu blog! Vai buscar!

Anônimo,  10:12 PM, março 12, 2008  

Eu adoro visitar os castelos, acho tão lindoooooooo.
Ai menina aqui em casa estamos eu e minha filha com kafunsho....ai ninguem merece essa epoca do ano.
bEijosssssssssss

Anônimo,  10:47 PM, março 12, 2008  

Oi Herika,

Espero que você melhore logo e o seu computador também.

No final de semana vou entrar no Flickr para ver suas fotos.

Bjs.
Elvira

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP