Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

White Day

>> sexta-feira, 14 de março de 2008

White Day é um feriado que eu nunca havia ouvido antes de vir ao Japão, assim como o Valentine's Day. Queria ter postado sobre o Valentine's Day mas como coincidiu com o dia da blogagem coletiva sobre pedofilia eu acabei deixando de lado.

Valentine's Day

Comemorado dia 14 de fevereiro, é o "Dia dos Namorados" nos Estados Unidos, Europa e em alguns países asiáticos.
Os americanos costumam mandar cartões chamados Valentines, sendo o segundo feriado mais comemorado nos Estados Unidos, perdendo apenas para o Natal em números de cartões enviados. Em algumas escolas os alunos são convidados a entregarem um cartão a todos os colegas de classe dizendo o que apreciam uns sobre os outros.
O mais antigo Valentine que se conhece foi um poema escrito por Charles, duque de Orleans à sua esposa enquanto ele estava preso na Torre de Londres após sua captura na Batalha de Agincourt. O cartão, que foi escrito em 1415, faz parte da coleção de manuscritos da British Library, em Londres, Inglaterra. Vários anos depois, acredita-se que o Rei Henrique V (1387 - 1422) contratou um escritor chamado John Lydgate para compor um Valentine para Catherine de Valois.
Aqui no Japão costuma-se dar chocolate, não apenas para o namorado/marido, mas também para todos os homens com quem se trabalha. Presentear os chefes é quase uma obrigação.
Os mercados têm uma parte especial para os chocolates, tanto para poder fazer um "home made" ou um prontinho de fábrica mesmo.

Mas quem foi São Valentino? É, foi assim que me foi apresentado por um brasileiro no primeiro Valentine's Day que passei aqui no Japão. Não que ele esteja errado, mas é engraçado falar assim, não sei se é por falta de costume =p

Acredita-se que existiram 3 Valentines diferentes.
O primeiro foi um padre que viveu em Roma, durante o reinado do imperador Claudius II (214 - 270). Claudius proibiu os soldados de se casarem pois acreditava que se eles tivessem uma esposa, prefeririam ficar com suas famílias e não iriam combater nas guerras.
Valentine, um padre que se apiedou dos pobres soldados apaixonados, contrariou as regras e realizava casamentos secretos. Descoberto, foi preso e condenado à morte no dia 14 de fevereiro.
O segundo Valentine foi um homem que ajudava cristões a fugirem as prisões romanas, onde eles eram freqüentemente espancados e torturados.
Foi preso e condenado à morte, apaixonou-se pela filha cega do carcereiro. Seu grande amor e fé fizeram o milagre de curar a menina de sua cegueira. Escreveu-lhe uma carta antes de morrer onde assinou "De seu Valentine", expressão usada até hoje nas cartas de amor.
Mas a Catholic Encyclopedia cita ainda a existência de um terceiro santo que foi martirizado na África junto com alguns companheiros, mas nada mais se sabe sobre ele.
Em 496 o Papa Gelásio I instituiu o dia 14 de fevereiro como o dia de Saint Valentine para ofuscar a festa pagã de Lupercalia, em homenagem a Faunus, deus romano da agricultura.

Fontes: Wikipedia e History.com

Como aqui é costume retribuir os presentes recebidos, em 1980 foi criado oficialmente o White Day onde os homens que ganharam chocolates dão balinhas* ou cookies às suas "presenteadoras" (será que essa palavra existe?) no dia 14 de março. Um mês depois do Valentine's Day.
Originalmente chamado de Marshmallows Day, porque a idéia de retribuir com marshmallows foi sugerida em 1965 por um fabricante desses docinhos brancos.
Não demorou para que os fabricantes de chocolates começarem a vender a idéia de retribuir com chocolate branco. Por isso o feriado foi denominado "Dia Branco" em alusão a cor desses doces.
Hoje portanto é White Day e dia do Helio retribuir os chocolates que ele ganhou mês passado. Ano passado eu comprei chocolates para ele levar, estava grávida e passando muito mal na época. Ano retrasado fiz bombons de morango, foi um sucesso (modéstia à parte) =p
Hoje fiz o bolo de maçã. Ficou mais gostoso do que da semana passada, acho que vou acabar comendo e comprar chocolates pra ele levar =D



* Eu DETESTAVA ganhar balas. Acho de péssimo gosto retribuir chocolates com balinhas. Não menosprezando as balas ou seus fabricantes mas EU não chupo balas doces, somente de menta. É sou fresca sim, e daí?

3 Comentário(s):

Livia e Miguel 10:32 AM, março 14, 2008  

Que lindo o bolo, huuuum!!! Deixou com agua na boca, rssss
Adorei saber sobre os feriados!

Bjss pra vcs

Liz / Falando de tudo! 4:41 PM, março 14, 2008  

Aqui na França também é comemorado o dia de São Valentin, e eu ganhei um lindo buquê enorme de flores do meu marido, prefiro presntes, mas vou deixar pro dia dos namorados!!
E então, ja foi visitar meu novo cantinho? Onde coloquei apenas fotos. Caso queira, dê uma passadinha por la:
www.falandodefotos.blogspot.com

Landinho,  1:30 AM, março 15, 2008  

Oi, Herika adoro chocolates. Como sempre aprendendo com minha enciclopédia Herika.

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP