Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visita de médico (ou quase)

>> segunda-feira, 31 de março de 2008



Fim de semana corrido e não consegui postar nada, nem visitar ninguém. Vim apenas mostrar uma fotinha da minha princesa que completou 7 meses sábado e deixar uma mensagem que achei linda.

A Ostra e a Pérola

"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas"...

As pérolas são feridas curadas, pérolas são produtos da dor, resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.

A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar. Quando um grão de areia a penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.

Como resultado, uma linda pérola é formada. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada...

Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de um amigo?

Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?

Suas idéias já foram rejeitadas, ou mal interpretadas?

Você já sofreu os duros golpes do preconceito?

Já recebeu o troco da indiferença?

Então, produza uma pérola !!!

Cubra suas mágoas com várias camadas de amor.

Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de movimento. A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, deixando as feridas abertas, alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e, portanto, não permitindo que cicatrizem.

Assim, na prática, o que vemos são muitas "Ostras" Vazias, não porque não tenham sido feridas, mas porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em amor.

Um sorriso fala mais que mil palavras...

Desconheço a autoria

Sábado foi também o aniversário de uma querida amiga. Sueli, sei que não te liguei e nem escrevi nada, mas não esqueci. Parabéns!!!!! Te amo muito!

Domingo recebi a visita de um tio que não via há muito tempo. Foi muito gostoso reencontrá-lo. Pena que semana que vem ele já esteja voltando ao Brasil.



E o doce da semana: um pudim de leite. Hummmm!!!!



E pra variar, falei e mostrei mais do o prometido =p

Read more...

Morango

>> terça-feira, 25 de março de 2008

O morango é uma frutinha rica em vitamina C, que evita a fragilidade dos ossos, a má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias.
Possui ainda vitamina B5 (Niacina) e Ferro em menor quantidade. A Niacina evita problemas de pele, aparelho digestivo, sistema nervoso e reumatismo; e o Ferro é importante porque faz parte da formação do sangue.
O morango, além de ser recomendado no tratamento da gota e do reumatismo, é ainda eficiente contra infecções do fígado, garganta e vias urinárias.
Amassado com mel é um ótimo remédio para os males dos rins e o chá feito com suas folhas purifica o sangue, fortalece e alcaliniza o sistema nervoso, além de ser excelente diurético.
Muito sensíveis, não podem ser guardados por muito tempo na geladeira, no máximo por três dias e sem serem lavados, pois a água favorece o apodrecimento.

Amo morangos e estamos no fim da temporada de morangos aqui no Japão. Ô frutinha cara, mas é uma delícia, tão docinha...
Todos os anos tenho que fazer esse bombom senão tenho um treco.

Image Hosted by ImageShack.us
morangos
+
Image Hosted by ImageShack.us
brigadeiro branco
+
Image Hosted by ImageShack.us
chocolate
=
Image Hosted by ImageShack.us
bombom assim
ou
Image Hosted by ImageShack.us
assim

Ando sumidinha e vou continuar sumida por mais um tempinho até passar o aniversário da Melissa mês que vem. Estou preparando as coisas pra festinha dela, mas sempre que der venho aqui dar um alô e, claro, visitar meus amigos queridos.
Depois posto a receita direitinho e mostro como é dentro do bombom, acabei de fazer e o chocolate ainda está mole.
E eu aqui me segurando pra não comer mole mesmo =p

Read more...

Blogs

>> quinta-feira, 20 de março de 2008

Temos todos um quê de voyeur. Somos todos bisbilhoteiros, sim, senão os blogs não teriam como sobreviver sem visitas. Gostamos de fuçar a vida dos outros, e a internet nos dá a falsa sensação de anonimato. Mesmo os leitores que não gostam de comentar para não deixar rastros voltam sempre pra ver se não tem novidades.
Eu AMO ler blogs e como boa blogueira, sei da importância de deixar um comentariozinho. Sim, porque percebo que só quem tem um blog comenta aqui. Saber que tem gente que gosta de ler o que escrevemos nos estimula a continuar escrevendo. Não estou com isso mendigando comentários. Porque muitas vezes eu também vou xeretar por aí e não deixo nada por não ter o que comentar. Às vezes por não concordar com o que está escrito e eu prefiro não ficar discutindo, criticando, às vezes por pura preguiça, às vezes por problemas no navegador e não conseguir abrir a página de comentários, às vezes por simplesmente não ter vontade de me manifestar.
Os blogs que mais gosto de ler são os que escrevem histórias, crônicas do cotidiano, seja uma mãe falando de seu filho, seja um taxista falando de seus passageiros. São histórias cheia de vida.
Ontem descobri o blog de Mauro Castro, o Taxitramas. Ele é um taxista das ruas de Porto Alegre e tem inúmeras histórias para contar sobre seus passageiros. São pequenas crônicas super-bem escritas, recheadas de humor. Recomendo: leitura leve, fácil e interessante. Ele lançou um livro de mesmo nome, além de escrever uma coluna no jornal da cidade.
Será que alguma alma caridosa me presentearia com esse livro? Mendigando na cara dura =p

Esse teste eu vi no blog da Elvira.




You Belong in Dublin



Friendly and down to earth, you want to enjoy Europe without snobbery or pretensions.

You're the perfect person to go wild on a pub crawl... or enjoy a quiet bike ride through the old part of town.



Que chique!!! =p

Read more...

Voltando aos poucos

>> quarta-feira, 19 de março de 2008

Arre que parece que finalmente consegui formatar direito essa bagaça. Com uma ajudinha do Helio, claro rss...
Aos poucos estou reinstalando os programas que sempre uso. Até o computador ficar com a minha cara de novo ainda demora...
Ontem levei Karina pra fazer a consulta periódica de 6 meses. Ela está bem, se desenvolvendo normalmente (graças a Deus). No exame biométrico deu que está medindo 65,3 cm, 7.009 g e não tem nenhum dente. Comparação inevitável, Melissa tinha 66,1 cm, 7.970 g e 4 dentes.
Karina ainda não vira sozinha, Melissa virou com 4 meses. O médico estranhou porque ela é bem durinha, mas ainda não vira. Vira o corpo, vai até a metade e acaba voltando. Eu tenho uma explicação berm lógica para isso (sempre temos =p). Melissa ficava mais tempo no chão. Era verão quando ela estava com 3 meses e eu tinha tapete. Tinha comprado ainda aqueles tapetes de borracha para ela poder ficar no chão sem se machucar. Ela tinha espaço para se arrastar, virar, desvirar, explorar à vontade.
Karina passa a maior parte do tempo presa no carrinho.
Primeiro, joguei o tapete fora porque Melissa vivia derrubando coisas nele e ficou imundo, no verão passado eu tentei tirar a fralda da Melissa e a deixava sem roupa dentro de casa para poder correr com ela no banheiro e ela fez muito xixi no chão, pra ficar mais fácil pra eu limpar com o barrigão que eu estava, melhor sem tapete.
Segundo, Karina nasceu no verão, na época que ela ia começar a virar, se arrastar, etc, já estava frio pra dedéu, não dava pra deixar no chão. A Ellen me deu um tapete de borracha mas Melissa desmonta ele inteirinho pra poder brincar, se eu me distraio um minutinho, Karina já está embaixo de um amontoado de letras...
Terceiro, Melissa sobe no brinquedo dela e pula lá de cima, Melissa sobe no sofá e pula lá de cima, Melissa sobe na estante e pula lá de cima...
Quarto, Melissa corre o dia inteiro, se deixar Karina no chão, Melissa pisa, chuta, tropeça...
Quinto, se deixar Karina solta Melissa carrega no colo...
Não, não dá pra deixar Karina explorar a casa à vontade. O resultado infelizmente é um desenvolvimento um pouco mais demorado. Mas pelas medidas dá pra ver que ela está crescendo normalmente e é bem esperta.
Aproveitei pra dar a primeira dose da tríplice. Fiquei ali morrendo de dó, mas minha pequena valente não chorou. Quem chorou foi Melissa... rss... Tadinha, já está traumatizada com os médicos.
Melissa nunca teve reações às vacinas, só quando tomou a MR (sarampo e rubéola) empipocou um pouco o rosto e o corpo, mas logo passou. Karina teve febre (baixa) e passou muito mal. Chorou muito de noite e acabou vomitando tudo o que jantou e mais o leite que bebeu antes de deitar. A sorte foi eu estar com ela na sala. Fez uma poça no sofá. Pensei em dar um banho, mas eram 4 da madrugada e estava muito frio. Só limpei e como ela já estava mais calma depois de ter soltado e começou a ficar sonolenta, achei melhor deixá-la dormir. Acordou bem hoje, graças a Deus.
Hoje levei Melissa pra tomar a vacina contra catapora. 8 mil, uma facada!!! Essa vacina, assim como contra a caxumba não constam na lista das vacinas obrigatórias, então é paga à parte. Mês que vem vou levar pra tomar a de caxumba. Tadinha, ela chorou muito... e ficou um tempão ainda falando dodói, dodói... Me cortou o coração, mais ainda quando penso que mês que vem vai passar por isso de novo.
Mês que vem tem a segunda dose da tríplice da Karina, fico até com medo que ela fique ruim de novo. Nem sei se foi por causa da vacina também, porque ela não está dormindo bem esses dias. Dá uma cochilada leve e acorda assustada, gritando e passa a madrugada inteira chorando. Outro dia acabou acordando a Melissa, aí fudeu tudo, porque às 3 da matina as duas bem despertas eu não agüento. Ainda bem que consegui fazer dormir logo que o Helio saiu pra trampar de manhã, só assim descansei um pouquinho. Ontem eu achei melhor levar Karina pra sala e dormi com ela no sofá.
Eu sempre acabo no sofá. Para o Helio poder descansar eu fui parar no sofá com a Melissa, agora que finalmente voltei pra cama, voltei pro sofá com a Karina pra Melissa e pro Helio poderem dormir. E a minha hérnia... ó...

Read more...

PC Bichado

>> segunda-feira, 17 de março de 2008

Ai ai... formatando pela terceira vez...

Read more...

YouTube

>> domingo, 16 de março de 2008

Seu nome é Jerry Phillips e há 38 anos "toca músicas" com as mãos. Encontrei-o no YouTube enquanto procurava um clip do Guns N' Roses. Ele toca a música Sweet Child O'Mine do Guns, Take On Me do A-ha entre outras ( tem um vasto repertório), mas a que mais me chamou a atenção foi a musiquinha do Super Mario.
Quanto mais navego, mais me convenço que as bizarrices internéticas são infinitas. Cada figura que encontramos... Afff...



Se você tiver curiosidade de como ficaria a música Baby One More Time de Britney Spears se alguém a peidasse assista isso. =p Porque é um peido que me lembra o som que esse cara tira das mãos. Experimente ouvir de olhos fechados =D
Acho que estou ficando bizarra, preciso dar um tempo longe do pc.

Read more...

Pérolas musicais

>> sábado, 15 de março de 2008

É claro que Melissa, às vésperas de completar 3 anos, não tem um vocabulário tão vasto assim. Então quando vai cantar as músicas dos desenhos que ela sempre assiste, acaba reinventando a letra. Principalmente porque a música é em japonês e procuramos ensinar mais o português aqui em casa.

Tem algumas que eu sempre dou risada quando ela canta. E ela adora cantar... =p

Música I
Versão original: Hora sakasouyo... (Vamos, deixe florescer)
Versão Melissa: Aa kusai kusai yo (Aa fedido fedido)

Música II
Versão original: Nagai yumeo nagai yumeo (Um sonho longo, um sonho longo)
Versão Melissa: Magali tomeyo Magali tomeyo (Pare a Magali Pare a Magali)

Música III
Versão original: Tokidokiwa setsunakute Tokidokiwa kurushikute (Às vezes triste Às vezes sufocante)
Versão Melissa: Takataka takatakakute Takataka takatakakute




Vou deixar aqui a última música. É do anime Shaman King




Trust you
Hayashibara Megumi

(Why are more and more people dreaming of the other world laugh all the way)

Soyo kaze yasashiku watashino kamio surinukeru
(There's no place like you for me)
Kinouto kawaranu shizukana yuugureni hitori
Nanio miteruno

Tooi manazashi
Mitsumeteiru saki
Furikaerazuni susunde

Tokidokiwa setsunakutte tokidokiwa kurushikutte
Kakeyotte dakishimete tsutaetai
Demo imawa iwanaino anataga jibun no yume
Tsukamitoru sonohi made shinjiteru

(Why are more and more people dreaming of the other world laught all the way)

Kizutsuki tsukareta haneo yasumetai tokiniwa
(There's no place like you for me)
Jibun no kokoroni shizukani kiite mirebaii
Kotaewa sokoni

Urande mitemo
Semetatete mitemo
Keshite hikariwa sasanai

Tokidokiwa miushinatte tokidokiwa tachidomatte
Kujiketemo mayottemo iikara
Meguriaeta kisekide atarashii kazega fuku
Kasanatta unmeio shinjiteru

Konotoki ikiteiru

Nagusamewa shinaikedo

Tokidokiwa setsunakutte tokidokiwa kurushikutte
Kakeyotte dakishimete tsutaetai
Demo imawa iwanaino anataga jibun no yume
Tsukamitoru sono sugata mierukara

Read more...

White Day

>> sexta-feira, 14 de março de 2008

White Day é um feriado que eu nunca havia ouvido antes de vir ao Japão, assim como o Valentine's Day. Queria ter postado sobre o Valentine's Day mas como coincidiu com o dia da blogagem coletiva sobre pedofilia eu acabei deixando de lado.

Valentine's Day

Comemorado dia 14 de fevereiro, é o "Dia dos Namorados" nos Estados Unidos, Europa e em alguns países asiáticos.
Os americanos costumam mandar cartões chamados Valentines, sendo o segundo feriado mais comemorado nos Estados Unidos, perdendo apenas para o Natal em números de cartões enviados. Em algumas escolas os alunos são convidados a entregarem um cartão a todos os colegas de classe dizendo o que apreciam uns sobre os outros.
O mais antigo Valentine que se conhece foi um poema escrito por Charles, duque de Orleans à sua esposa enquanto ele estava preso na Torre de Londres após sua captura na Batalha de Agincourt. O cartão, que foi escrito em 1415, faz parte da coleção de manuscritos da British Library, em Londres, Inglaterra. Vários anos depois, acredita-se que o Rei Henrique V (1387 - 1422) contratou um escritor chamado John Lydgate para compor um Valentine para Catherine de Valois.
Aqui no Japão costuma-se dar chocolate, não apenas para o namorado/marido, mas também para todos os homens com quem se trabalha. Presentear os chefes é quase uma obrigação.
Os mercados têm uma parte especial para os chocolates, tanto para poder fazer um "home made" ou um prontinho de fábrica mesmo.

Mas quem foi São Valentino? É, foi assim que me foi apresentado por um brasileiro no primeiro Valentine's Day que passei aqui no Japão. Não que ele esteja errado, mas é engraçado falar assim, não sei se é por falta de costume =p

Acredita-se que existiram 3 Valentines diferentes.
O primeiro foi um padre que viveu em Roma, durante o reinado do imperador Claudius II (214 - 270). Claudius proibiu os soldados de se casarem pois acreditava que se eles tivessem uma esposa, prefeririam ficar com suas famílias e não iriam combater nas guerras.
Valentine, um padre que se apiedou dos pobres soldados apaixonados, contrariou as regras e realizava casamentos secretos. Descoberto, foi preso e condenado à morte no dia 14 de fevereiro.
O segundo Valentine foi um homem que ajudava cristões a fugirem as prisões romanas, onde eles eram freqüentemente espancados e torturados.
Foi preso e condenado à morte, apaixonou-se pela filha cega do carcereiro. Seu grande amor e fé fizeram o milagre de curar a menina de sua cegueira. Escreveu-lhe uma carta antes de morrer onde assinou "De seu Valentine", expressão usada até hoje nas cartas de amor.
Mas a Catholic Encyclopedia cita ainda a existência de um terceiro santo que foi martirizado na África junto com alguns companheiros, mas nada mais se sabe sobre ele.
Em 496 o Papa Gelásio I instituiu o dia 14 de fevereiro como o dia de Saint Valentine para ofuscar a festa pagã de Lupercalia, em homenagem a Faunus, deus romano da agricultura.

Fontes: Wikipedia e History.com

Como aqui é costume retribuir os presentes recebidos, em 1980 foi criado oficialmente o White Day onde os homens que ganharam chocolates dão balinhas* ou cookies às suas "presenteadoras" (será que essa palavra existe?) no dia 14 de março. Um mês depois do Valentine's Day.
Originalmente chamado de Marshmallows Day, porque a idéia de retribuir com marshmallows foi sugerida em 1965 por um fabricante desses docinhos brancos.
Não demorou para que os fabricantes de chocolates começarem a vender a idéia de retribuir com chocolate branco. Por isso o feriado foi denominado "Dia Branco" em alusão a cor desses doces.
Hoje portanto é White Day e dia do Helio retribuir os chocolates que ele ganhou mês passado. Ano passado eu comprei chocolates para ele levar, estava grávida e passando muito mal na época. Ano retrasado fiz bombons de morango, foi um sucesso (modéstia à parte) =p
Hoje fiz o bolo de maçã. Ficou mais gostoso do que da semana passada, acho que vou acabar comendo e comprar chocolates pra ele levar =D



* Eu DETESTAVA ganhar balas. Acho de péssimo gosto retribuir chocolates com balinhas. Não menosprezando as balas ou seus fabricantes mas EU não chupo balas doces, somente de menta. É sou fresca sim, e daí?

Read more...

Dando as caras

>> terça-feira, 11 de março de 2008

Finalmente postando de novo =p
Aparentemente fiz algo errado na hora de formatar, pois todos os programas que eu tinha instalado continuam com suas devidas pastas no Arquivo de Programas. Além de não conseguir registrar o Windows pois não encontra nenhuma conexão com a internet, mas com certeza eu estou conectada :o)
Não sei o que fiz de diferente dessa vez e vou formatar novamente amanhã, com isso vou ficar mais um tempinho sumida. Peço desculpas aos amigos por não visitar seus blogs, mas o navegador está esquisito também. Por exemplo, aqui no Fragmentos quando tento ler os comentários abre uma janelinha estreita onde só consigo ler as 2 primeiras palavras de cada linha. Não consegui arrumar isso. Fora o Orkut que não abre os recados. Um estresse.
Está uma dificuldade conseguir sentar na frente do pc, Karina não pára de gritar, Melissa aprontando todas para chamar a atenção e meus olhos estão irritados por causa do kafunshou e logo começam a lacrimejar quando fico olhando o monitor por muito tempo.
Sair de casa é um tormento, pior ainda é ter a certeza que vou ficar assim até o final da primavera em junho.
A primavera aqui no Japão é uma das estações mais bonitas do ano, tudo floresce, ganha vida, os dias são mais claros e ensolarados, temperatura amena. Tudibom. Ou quase, se não fosse o kafunshou seria minha estação preferida. Mas... ainda estamos no inverno aqui.
O Helio folgou sábado e domingo, então pra aproveitar que a previsão era sol, queria passear em algum lugar diferente e passei a sexta preparando um lanchinho pra poder levar. Farofada mesmo. Mas adivinhem. Nevou!!!!!!!
#$%@*&!
Congelei tudo. No sábado acordamos cedo para assistirmos uma video-conferência e, apesar de ter um pouco de neve no chão, estava super ensolarado então resolvemos visitar o Castelo de Odawara.
Passeio cultural e histórico super-barato. Estava com 6 mil na carteira, pagando pedágios (ida e volta), estacionamento, um lanchinho no parque, entrada para o museu, alguns brinquedos para Melissa no parque de diversões, ainda pudemos lanchar no Mac e sobrou mil na carteira. É de passeios assim que precisamos, bem econômicos =p
O Parque do Castelo é muito bonito e vale a pena conhecer, apesar do castelo ser uma réplica do original que foi completamente destruído por um terremoto.
Eu queria conhecer um castelo original por isso fiquei enchendo o Helio, fomos para Odawara porque era o mais perto e só depois que vi que não era a construção original. Mas dentro do castelo-museu tudo cheirava a mofo, fazendo com que eu espirrasse sem parar lá dentro.
Vou contar um pouco sobre o castelo e sua importância na história do Japão, sem me ater muito em nomes, porque é muito complicado.
Já disse aqui que nunca me interessei pela história do Japão e um dos motivos são os nomes. Não consigo entender por que razão os shoguns, samurais e afins mudam o nome no decorrer da vida. Por exemplo, Tokunaga Ieyasu (1543 - 1616), o grande unificador do Japão, fundador do shogunato Tokunaga, figura importantíssima na história desse arquipélago nasceu Matsudaira Takechiyo. Com a maioridade, aos 15 anos, mudou o nome para Matsudaira Jirosaburo Motonobu seguindo a tradição. Um ano depois ao se casar com sua primeira esposa mudou novamente o nome para Matsudaira Kurando Motoyasu. Com 24 anos, depois de ter conquistado várias terras, muda novamente o nome para Tokugawa Ieyasu e se declara o herdeiro do clã Minamoto.
Complicado, não é? Além dos nomes serem super difíceis, está além da minha compreensão o motivo da mudança dos nomes. Não é uma crítica, pois acho que devemos respeitar as culturas diferentes, mas não há como contestar que isso torna tudo muito mais difícil de aprender e entender a história.

2008.03.08

Construído originalmente em 1417 por Yoriharu Omori de quem pouco se sabe. Além de sua data de nascimento e morte, sabe-se que foi um samurai de um poderoso clã na área de Odawara. Em 1495 o castelo foi tomado pelo clã Hojo, proprietários de 8 províncias da região.
Foi uma das mais maiores fortificações no Leste do Japão cercado por um baluarte de 10 km, quase 100 vezes maior do que o castelo que existe hoje, ou tão grande como o atual Castelo de Osaka. A vila cresceu e prosperou tornando-se um importante pólo econômico e cultural. O castelo tinha fortes defesas pois era situado no alto de uma colina , cercado por fossos com água, valas e colina lateral seca, com bancos, paredes e falésias, permitindo a defesa contra os ataques dos guerreiros inimigos. No entanto, em 1590, os Hojos foram derrotados pelo exército do grande estrategista Toyotomi Hideyoshi, que ofereceu as 8 províncias de Kanto ao shogun Tokugawa Ieyasu, que instalou o clã Okubo no local.
Destruído em 1614 por ordem do shogunato Tokugawa, foi enormemente danificado pelo terremoto em 1633 e foi reconstruído em 1675.
Novamente abalado por outro terremoto em 1703, acabou abandonado por ordem governamental em 1870.
Não resistindo ao Grande Terremoto Kanto, foi devastado em 1923, sendo construído uma réplica em 1960 para comemorar o 20º aniversário do município, funciona hoje como um museu, exibindo vários objetos, na sua maioria relacionados aos samurais e os senhores do castelo, tais como armas, armaduras e antigos escritos. Feito de concreto armado, é um prédio de 4 andares e 27,20 m de altura.
O Tokiwagi-mon foi reconstruído em 1971 e o Akagane-mon em 1997.
Situado dentro de um parque onde encontram-se além do castelo, os portões Tokiwagi e Akagane, o santuário xintoísta Houtoku Ninomiya Jinja, um mini zoológico, um mini parque de diversões para crianças, o Museu da História do Castelo, o Centro de Turismo Municipal e a Biblioteca Municipal.
O Houtoku Ninomiya Jinja foi fundado em 1894 em homenagem ao espírito de Sontoku Ninomiya. No local há uma estátua de Ninomiya, uma das únicas que foram poupadas do confisco do governo durante a Segunda Grande Guerra. Antes da Segunda Grande Guerra todas as escolas tinham uma estátua de Sontoku Ninomiya no pátio, mostrando o jovem Ninomiya lendo um livro enquanto carrega um feixe de lenha em suas costas. Ele foi um modelo para escolas, e os japoneses nascidos antes de 1935 devem se recordar da estátua.
Como a derrota do Japão parecia certa, em 1943 e 1944, todas as estátuas, assim como os sinos dos templos, tinham de ser entregues para produção de armas.
Sontoku Ninomiya nascido Kinjirou Ninomiya (1787 - 1856) foi um proeminente dirigente agrícola filósofo, moralista e economista japonês do século 19, que nasceu em uma família camponesa pobre, mas tornou-se um grande proprietário através de árduo trabalho. Sontoku estudou por conta própria e trabalhou arduamente por sua família. O nome "Sontoku" foi dado a ele por suas realizações.  Ele inventou um programa original de redução da pobreza baseado em sua própria experiência. Os governantes da época, shoguns e daimyôs, reconheceram sua capacidade e contrataram-no como um gerente de programa de desenvolvimento rural.  Até hoje ele é um símbolo de trabalho árduo e perseverança.
Quanto árduo, não? Afff... mas eu não sabia como substituir essa palavra pra deixar menos repetitivo.

Fotos do passeios no álbum do Flickr.

Desejem-me sorte na formatação.

Read more...

Kafunshô

>> quinta-feira, 6 de março de 2008

Finalmente a vida normalizou aqui em casa e estou mais disposta a sentar na frente do pc. Com Karina que não quer dormir de noite a coisa tava feia pro meu lado. Melissa dorme de noite e Karina de dia, e eu praticamente há 3 dias sem dormir :S, num estado de podridão total: com sono, cansada, com kafunshô e mau humorada. Não sou de ter crises de mau humor, mas ontem estava no meu limite. Graças a Deus consegui fazer as duas dormirem de noite e, por milagre, dormiram a noite inteira sem acordarem uma única vez.

Dormi profundamente e acabei acordando às 5 e meia com a sensação que dormi até o meio-dia. Ainda tinha mais meia hora pra ficar à toa na cama ou dar mais uma cochilada rápida antes de levantar pra preparar o café e o bentô do Helio, mas Melissa também acabou acordando e antes que ela acordasse Karina resolvi levá-la pra sala e começar a fazer as coisas.

Por isso que ontem não teve atualização no blog, não entrei no orkut e nem fui visitar os blogs que tanto gosto de ler. Prefiro me recolher e ficar quietinha até passar do que acabar sendo grosseira com quem não tem nada a ver com o motivo que me deixou mau humorada.

E o kafunshô esse ano está forte e me deixa indisposta até pra digitar/)

Muita gente deve estar se perguntando que diabo é esse kafunshô :p. Explico.

Kafunshou

É a reação alérgica a certos pólens causando rinite e conjuntivite alérgica. Existem muitos tipos de pólens que causam esse desconforto, nessa época (março/abril) são os pólens do cedro (sugui) e do cipreste (hinoki) que proliferam em grande concentração no ar. O sugui e o hinoki são árvores típicas do Japão por isso visitantes temporários e crianças dificilmente se afligem com esse mal porque normalmente é preciso uma certa exposição ao pólen para que o organismo se sensibize. Digo “normalmente” porque no meu caso eu sofro com isso desde a primeira primavera que passei aqui. E não tinha idéia do que estava acontecendo comigo. Primeiro veio o auto-diagnóstico comum: gripe e conjuntivite, já que os principais sintomas são coriza, espirros, tosse, ardência nos olhos e em dias mais graves, febre. Fora o sangue que vem misturado sempre que assoo o nariz. Depois de freqüentar muitos consultórios médicos e tomar muitas injeções contra a gripe, sem que nada fizesse efeito, resolvi ir à farmácia e o farmacêutico só de olhar para os meus olhos já diagnosticou: você tem kafunshou.

No Brasil esse tipo de alergia sazonal é conhecido como Polinose ou Febre do Feno (do inglês Hay Fever). Isso eu só soube depois de algumas pesquisadas no Google porque eu nunca tinha ouvido falar nisso, talvez porque não sofresse dessas coisas antes de vir pra cá.

Quais os cuidados que se deve tomar:

Obviamente, não se expor em ambientes que podem causar a alergia. Mas como não é possível ficar trancado dentro de casa até junho, sem contar que você pode ser alérgico ao pólen de outras plantas, considerando que no Japão existem mais de 60 tipos de pólens alérgicos, não secar roupas e acolchoados fora de casa (pendurando os mesmos dentro de casa e emprestando à casa aquele ar de cortiço), não deixar janelas abertas (deixando sua casa cheirando mofo), tomar um banho quando chegar da rua para tirar o que grudou em você e evitar que se espalhe pela casa (com isso você passará o dia inteiro debaixo do chuveiro), lavar o cabelo antes de dormir para evitar levar o pólen ao travesseiro (coitado o travesseiro também é alérgico) e usar máscaras e óculos. De todas essas medidas a única que eu sigo razoavelmente é usar máscaras. Razoavelmente porque, é claro, Melissa tira tanto máscara quanto óculos quando me vê usando um. Bom, tomar banho e lavar os cabelos são questões de higiene obrigatórios não deve ser seguido apenas para evitar os sintomas, não é?! Só japonês mesmo pra dar conselho assim 8)

Para amenizar os sintomas existem uma profusão de sprays nasais (tembi-yaku) e colírios (me-gusuri), fora muitos e muitos comprimidos vendidos na farmácia. Mas o ideal é consultar um otorrinolaringologista (jibi'inkouka) e receber o remédio na dosagem certa para você, lembrando que cada caso é um caso. Cada pessoa tem sensibilidade em diferentes níveis portanto o tratamento também é diferente para cada um.

* Otorrinolaringologia: especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças que acometem ao ouvido, o nariz e a garganta (Dicionário da Língua Portuguesa Houaiss).

O aumento do número de casos de kafunshou no Japão é explicado pelo fato de que muitos bosques foram queimados durante a Segunda Guerra Mundial e os japoneses usaram o cedro para o reflorestamento. Atualmente eles alcançaram a sua fase adulta, liberando no ar uma quantidade maior de pólen (e eu moro ao lado de um desses bosques) :( Mas já ouvi rumores que o governo está pesquisando outras árvores para replantar já que 6 em cada 10 japoneses sofrem com essa alergia (ouvi isso há 4 anos e nada de derrubarem os cedros aqui do lado).

Existe uma vacina anti-alérgica, que pode ser aplicada alguns meses antes do período crítico. Ela evita todos os incômodos causados pela polinose, mas já ouvi falar que a longo prazo essa vacina “acaba” com o organismo. Não me perguntem o que significa esse “acaba”, mas por via das dúvidas nunca tomei. Sou uma cagona de marca maior e tenho medo do que possa acontecer comigo, já sou podre o suficiente sem isso.

Também tem um tratamento chamado imunoterapia, que deixa seu corpo mais resistente aos poucos. Você toma vacinas com uma pequena quantidade de pólens e, seguindo as prescrições médicas, as doses vão aumentando gradativamente até chegar o ponto que seu organismo comece a produzir anticorpos, bloqueando assim os agentes causadores do mal, nesse caso, os pólens. O período médio do tratamento é de 6 meses para que o paciente comece a sentir certo alívio. Estou pensando seriamente em fazer esse tratamento, tenho que vencer esse pavor que eu tenho por agulhas :S Esse ano, novamente, não vou poder tomar remédios por estar amamentando ainda. Tenho muito medo que dê alguma reação na Karina.

Este blog está ficando bastante informativo, não :D

* Por que eu coloco acento em kafunshou se na verdade não tem? Porque a maioria dos brasileiros que conheço fala kafúnsho. Até mesmo aqueles que, como eu, moram há mais de 10 anos aqui, continuam falando errado. E isso me incomoda :p

** Kafunshou como qualquer outra alergia não se pega, não se passa. Ou você é sensível ou não ao agente causador. E, por fim, você pode desenvolver a sensibilidade aos poucos, portanto pode acontecer de não sentir nada durante anos e, de repente, começar a espirrar sem parar. E, a menos, que comece a produzir anticorpos, sofrerá com essa alergia até o fim de seus dias se continuar aqui no Japão ou em qualquer lugar que tenha plantas com pólens alérgicos.

*** Essa última nota surgiu dos absurdos que venho ouvindo ao longo desses 17 anos que tenho nessa terrinha. Muitos já me acusaram de “ter passado” a alergia, como se eu tivesse o poder de fazer uma caridade dessas :D

Ai ai... vou formatar o pc que já está bichado há uns 2 meses. Então até conseguir colocar tudo em ordem vou demorar um pouco e não vou atualizar o blog. Até posso fazer isso pelo pc do Helio, mas a idéia de passar algum tempo naquele quarto gelado não me atrai ;)

Read more...

Frio frio frio frio frio... brrrrrrrrr... õ.Ó

>> terça-feira, 4 de março de 2008

Continua muito frio, dá pra ver pelo vidro congelado do carro. Mais, ontem de noite choveu uma mistura de chuva com neve. Hoje deu uma nevada leve às 3 da tarde e a previsão é neve a partir das 9 da noite :S
Daqui a pouco é primavera e aqui continua nevando.
Já estou tão ruim do kafunshô e aqui continua nevando.
Daqui a pouco floresce o sakurá e aqui CONTINUA nevando.
Já cansei desse frio. Não agüento mais neve. Detesto inverno...
Ontem achei uma receita de bolo de maçã com passas e nozes. Aproveitei a maçã que Karina não quis comer pra fazer. Faltou o açúcar de confeiteiro pra polvilhar por cima, mas ficou muito gostoso. Como não sou muito chegada em passas pensei em não pôr, mas a receita me pareceu tão saborosa daquele jeito que resolvi colocar tudo o que tinha direito e não me arrependi. Vamos ver se consigo fazer novamente pro Helio dar pra mulherada que deu chocolate pra ele no Valentine's Day.


Clique para ver a receita

Vi esse teste no Twitter da Luma que viu no blog da Samantha :p


You Act Like You Are 24 Years Old



You are a twentysomething at heart. You feel like an adult, and you're optimistic about life.

You feel excited about what's to come... love, work, and new experiences.

You're still figuring out your place in the world and how you want your life to shape up.

The world is full of possibilities, and you can't wait to explore many of them.


Como ela diz: Fiquei mais nova... hehehe...
E continuando a linha "Sorrisos" da Karina e mostrando a última moda da Melissa que é grudar todos os adesivos que encontra no nariz e ficar desfilando pela casa.


Clique para ampliar
Créditos:
Kit Mer e Alpha New Born Boy de Digiscrap.ch
Butterfly do Kit Valentines de Traci Sims' (recolored)

Read more...

Hina matsuri e ano bissexto

>> segunda-feira, 3 de março de 2008

Hinadan

Hoje se comemora o Hina Matsuri aqui no Japão. Esses dias estou muito "japonesa" :p Nesses anos todos que estou morando aqui, nunca me interessei em saber a história ou a cultura desse país. Conhecia algumas coisas pois meu pai é japonês e me ensinou muita coisa, os costumes eu me esforcei e ainda me esforço pra aprender e respeitar, mas não sei o que me deu comecei a querer saber mais.
Em minhas pesquisas descobri coisas que eu nem fazia idéia do significado. Vou por um resumo do que aprendi.
Comemorado no terceiro dia do terceiro mês do ano, o Hina Matsuri simboliza o dia das meninas. E como é época das flores do pessegueiro desabrocharem também é conhecido como Momo no Sekku (Festival do Pêssego).
É montada uma plataforma no formato de escada coberta com pano vermelho onde são colocadas bonecas, as Hina Ningyo vestidas com roupas da corte do Perído Heian (794-1185), representando o imperador (Odairisama), a imperatriz (Ohinasama), 3 senhoras da corte (San'nin Kanjo) e 5 músicos (Go'nin Bayashi). Também são dispostos miniaturas diversas (ferramentas, carruagens, etc), 2 ministros (Zuishin), 3 servos (Eji), flores de cerejeira, de pessegueiro, comida (Hina arare e Hishimochi) e Shirozake (sake não alcoólico feito a partir do arroz fermentado podendo ser consumido por crianças).
Tem uma música infantil sobre essa data.

Hina Matsuri

Akari wo tsukemashou bonborini
Ohanawo aguemashou momo no hana
Go'nin bayashi no fue taiko
Kyou wa tanoshii Hinamatsuri

Odairisama to Ohinasama
Futari narande sumasigao
Oyome ni irashita neesama ni
Yoku nita kanjono shiroikao

Kin no Byoubuni utsuru hi wo
Kasukani yusuru haru no kaze
sukoshi shirozake mesaretaka
akai okaono udaijin

Kimono wo kikaete obi shimete
kyou wa watashi mo haresugata
haru no yayoi no kono yohiki
nani yori ureshii hinamatsuri

E como não podia deixar de ter, um vídeo do YouTube com a música :D


Até pensei em traduzir a música até perceber que apesar de entender o significado das palavras, não sei como traduzir /)
Existe uma ordem para dispôr as bonecas em cada andar e mais um monte de frescuras, se quiser saber mais detalhes leiam nesses sites, que serviram como fontes da minha pesquisa:
Cultura Japonesa
Wikipédia
Aliança Cultural Brasil-Japão

*********************************

Continuando o assunto curiosidades, mas nada a ver com o Japão :D Já passou o 29 de fevereiro, e nunca havia pensado nisso, mas o Helio fez uma pergunta que instigou meu lado detetive e "fui obrigada" a procurar a resposta.
"Por que chama ano bissexto se o fato ocorre a cada quatro anos?"
Verdade, porque o nome não é relacionado com o número quatro?

No antigo calendário romano, os dias tinham nomes com base no ciclo lunar e um mês dividia-se em três seções separadas por três dias fixos: Calendas (lua nova), Nonas (quarto-crescente) e Idus (lua cheia). Os dias eram designados como costumamos fazer com as horas dizendo "15 para as 3" ao invés de 14:45h. Assim o dia 3 de fevereiro, por exemplo chamava-se "antediem III Nonas Februarii", ou seja "três dias antes da Nona de Fevereiro". O dia 24 de fevereiro chamava-se "antediem VI Calendas Martii" ou "antediem sextum Calendas Martii", ou seja "sexto dia antes da Calendas de Março".
Em 46 a.C., o imperador romano Júlio César (102-44 a.C.) resolveu intervir no sistema de contagem do calendário. Para elaborar esta tarefa, trouxe de Alexandria o astrônomo grego Sosígenes. Essa medida foi necessária porque o tamanho do ano não era um número inteiro de dias. O calendário Juliano baseia-se no fato de que o ano se completa com aproximadamente 365,25 dias.
Ao fazer a introdução de mais um dia no ano, Julio César escolheu o mês de fevereiro, e dentro deste mês escolheu por "fazer um bis" ou "duplicar" o dia 24, chamando-o de "antediem bis-sextum Calendas Martii". Daí surgiu o nome "bissexto", que passou a designar o ano que tivesse este dia suplementar.
Júlio César escolheu o mês de fevereiro para adicionar um dia porque, além de ser o mês mais curto do ano, com 28 dias, era também o último mês do ano entre os romanos, que ainda por cima o consideravam como um mês nefasto. A escolha da duplicação do dia 24, ao invés de se introduzir o novo dia 29 (como fazemos hoje) se deu por motivos supersticiosos.
Esse calendário foi usado até o século XVI, quando observou-se uma pequena discrepância entre o tamanho aproximado (365,25 dias) e o real (365,24219 dias).
Complicado? Resumindo, para dar uma volta completa em torno do sol, a terra gasta 365 dias e algumas horas. Mais precisamente 365 dias e 6 horas, assim sobrando 6 horas por ano, a cada 4 anos temos um dia inteiro, por isso é acrescentado mais um dia em fevereiro, apenas continuando o calendário juliano.
Em 1582 o Papa Gregório XIII instituiu o calendário Gregoriano, esse que usamos agora, e as regras para determinar o ano bissexto mudaram.
A adoção do calendário gregoriano foi feita nos países católicos em 1582. Este calendário também estipulou que o ano começaria em primeiro de janeiro. Nos países não católicos a mudança foi feita mais tarde; a Inglaterra e suas colônias, por exemplo, fizeram a mudança em 1752.
Existe uma série de cálculos para chegar ao tamanho do ano e no final foi adotado uma média de 365,2425 dias, o que causa um erro aproximado de 3 dias a cada 10.000 anos. A busca por um calendário perfeito não terminará nunca, apesar da precisão dos instrumentos de medida aumentarem constantemente, pois o máximo que poderemos calcular será sempre um valor médio, já que o período em que a Terra dá uma volta em torno do Sol não é constante. Em sua longa viagem pelo espaço em volta do Sol, o nosso planeta sofre pequenas alterações de velocidade, causadas pela influência das forças gravitacionais de outros corpos celestes. Essas pequenas variações, ao longo de muitos anos, sempre causarão erros em relação aos nossos calendários "fixos".
Mitos e tradições também envolvem estes anos: as pessoas que nascem no dia 29 de fevereiro em geral são registradas na data anterior ou posterior ao nascimento, para não haver problemas quanto à emissão de documentos. Outra tradição divertida surgiu na Escócia, por volta do ano de 1288 e permaneceu até o início de século XX, determinando que quando o ano fosse bissexto, as mulheres teriam o direito de escolher, dentre os solteiros, aquele que queriam para marido. Caso o escolhido não aceitasse o casamento, teria que pagar uma multa, de acordo com suas posses.
Entretanto, análises históricas demonstram que os anos bissextos não justificam tal estigma.

Fontes:
Unificado
Espaço Ciência
Matemática Divertida

Cultura inútil, mas informação nunca é demais ;)

Read more...

Lost e Melissa

>> sábado, 1 de março de 2008

Só eu que acho, mas Lost está alternando episódios "da hora" com episódios "nada a ver" mesmo?
O primeiro episódio não me decepcionou, apesar do Hurley não ser um dos meus personagens favoritos. Tenho que tirar o chapéu pra interpretação do ator Jorge Garcia. Fiquei morrendo de medo depois que assisti :p
O segundo episódio foi fraco, fraco, não acrescentou nada e nem teve sentido nenhum, pelo menos pra mim o(
O terceiro eu adorei. Aliás adoro quando mostra bastante o Sayid: o assassino sensível /) Capaz de matar e chorar por suas vítimas. Capaz de torturar alguém e sua consciência pesar, mas voltar a fazer. Acho lindo homens que não têm vergonha de chorar :p
O quarto foi fraco novamente, valeu por ter mostrado o Sawyer:D Cada vez tenho menos paciência quando focaliza demais a Kate, as histórias dela estão cada vez mais previsíveis.
Hoje, finalmente, consegui assistir o episódio dessa semana. Também adoro quando mostra bastante o Desmond. Ele me lembra tanto o ator Vladimir Brichta, não que se pareçam, mas me lembra :p
Alguém mais gosta de acompanhar essa série ou eu sou a única desocupada? :S

Mudando totalmente de assunto.
A última da Melissa é subir na pia e esvaziar meu frasco de detergente. Vai apertando a bombinha até acabar tudo. Ai ai ai... o que mais falta pra essa menina inventar?


Read more...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP