Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feliz Dia dos Avós!

>> domingo, 26 de julho de 2009



Hoje comemora-se o Dia dos Avós. Essa data foi escolhida porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Não tenho mais avós, a única que conheci foi a mãe de minha mãe e ela se foi quando eu tinha 10 anos. Ela morou por um longo tempo junto com a gente. E lembro que era muito brava.

Todas as manhãs nos levava pra brincar no campinho perto de casa, nos preparava para ir à escola e dormia na parte de cima do beliche (embaixo dormíamos eu e meus 2 irmãos, era um beliche de casal).

Quantas e quantas noites fiquei acordada porque a luz do abajur ficava acesa enquanto ela lia e eu ia reclamar com a minha mãe =p

Lembro do baque que foi a notícia de seu falecimento alguns meses depois que ela foi morar com meu tio.

A mãe de meu pai faleceu junto com o Tancredo.

Fui à festa de aniversário de um amigo e quando voltamos, minha mãe nos esperava para avisar que sua sogra havia falecido e para não perturbarmos meu pai.

Deitei no sofá e fiquei assistindo o Fantástico quando parou toda a programação e anunciaram a morte do presidente. Não sei se por conta do meu estado de espírito, mas chorei demais quando vi Fafá deBelém cantando o Hino Nacional.

Nunca a encontrei pessoalmente, nunca a vi (somente em fotos), mas era minha avó que havia falecido e, engraçado, me senti vazia naquele momento. Chorei vendo meu pai chorar.

Meu avô materno faleceu quando eu era um bebê. Tenho foto dele rodeado pelos netos um pouco antes de sua morte. Meu irmão, então com 1 ano, estava no colo dele.

Meu avô paterno estava vivo quando cheguei no Japão. Meu irmão foi conhecê-lo. E uma das coisas que mais me arrependo na vida foi não ter ido junto.

Meu avô faleceu e nem em seu velório eu fui. Também, se por ignorância minha, não fui conhecê-lo enquanto ainda vivia, será que deveria ter ido quando morreu? Sim, deveria, claro. Mas na época eu não pensava assim.

Conta meu pai e meus tios que quando eu nasci ele plantou em seu jardim a flor chamada Érica, pois eu era a única neta que estava longe dele. E nem assim fui conhecê-lo...

Os avós das minhas filhas estão no Brasil. E eu sinto tanto estarmos TÃO distantes...

Recebi esse texto já faz um tempinho e o achei tão "cara de Dia dos avós" que eu TINHA que postar hoje =p
Vovó é o Máximo

Perguntaram a uma menina de nove anos o que ela gostaria de ser quando crescesse. Ela respondeu:

- Eu gostaria de ser avó! Ao ser interrogada sobre o porquê dessa ideia, ela completou:

- Porque os avós escutam, compreendem. E, além do mais, a família se reúne inteirinha na casa deles.

E a menina continuou:

- Uma avó é uma mulher velhinha que não tem filhos. Ela gosta dos filhos dos outros. Um avô leva os meninos para passear e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos parecidos.

Os avós não fazem nada, e por isso podem ficar mais tempo com a gente. Como eles são velhinhos, não conseguem rolar pelo chão ou correr. Mas não faz mal. Nos levam ao shopping e nos deixam olhar as vitrines até cansar.

Na casa deles tem sempre um vidro com balas e uma lata cheia de suspiros. Eles contam histórias de nosso pai ou nossa mãe quando eram pequenos, histórias da Bíblia, histórias de uns livros bem velhos com umas figuras lindas.

Passeiam conosco mostrando as flores, ensinando seus nomes, fazendo-nos sentir seu perfume.

Avós nunca dizem "depressa, já pra cama" ou "se não fizer logo, vai ficar de castigo".

Quase todos usam óculos e eu já vi uns tirando os dentes e as gengivas.

Quando a gente faz uma pergunta, os avós não dizem: "menino, não vê que estou ocupado?" Eles param, pensam e respondem de um jeito que a gente entende.

Os avós sabem um bocado de coisas. Eles não falam com a gente como se nós fôssemos bobos. Nem se referem a nós com expressões tipo "que gracinha!", como fazem algumas visitas.

O colo dos avós é quente e fofinho, bom de a gente sentar quando está triste.

Todo mundo deveria tentar ter um avô ou uma avó, porque são os únicos adultos que têm tempo para nós.

Parabéns a todos os vovôs e vovós!!!

13 Comentário(s):

Anônimo,  8:10 AM, julho 26, 2009  

Oi Herika.

Muito lindo o seu texto. Meus avós também morreram muito cedo e sinto saudades ...

Bjs.
Elvira

Andreia Inoue 9:15 AM, julho 26, 2009  

adorei o texto,e nao sabia que existia o dia dos avos!!!

Bah 1:34 PM, julho 26, 2009  

É verdade, nem sabia q tinha dia dos avós. Mas interessante, tenho os dois paternos vivos e inteiros (quase).

Kisu!

Anônimo,  6:45 PM, julho 26, 2009  

LINDO TEXTO! ME EMOCIONEI...
LEMBREI DE MEU AVÔ PATERNO QUE FALECEU A POUCO MAIS DE 2 ANOS, E ELE ERA ASSIM! ERA O UNICO AVÔ VIVO AINDA SINTO MUITAS SAUDADES.

Andreza & Teru,  3:33 PM, julho 27, 2009  

buaaaaaaaaa lindo demais, lindo demais! Esses dias tenho falado muito com minha mãe e o Teru tb, aff acho que desse jeito vamos voltar pra casa (br) rss Eu com saudades da mamãe (coisa de caçula) e Teru com saudades da "mamãe" vovó!
Se der vou postar sobre o Dia dos Avós no Blog é uma data super importante, valeu!!
Bjos p vcs meninas***

Lalinha 3:53 AM, julho 28, 2009  

Eu fui criada pela minha vó materna, pois minha mae sempre trabalhou o tempo todo. Meu vo falaeceu qdo eu tinha 5 anos e até hj eu sinto falta dele ... já se passaram 20 anos.

Não sabia que tinha este dia para eles, mas é só no Japão ou é data mundial???

Anônimo,  5:20 PM, agosto 04, 2009  

bem legal esse texto gostei muito.mas deu uma saudade dos meus avos tambem!!!parabens pelo blog,o conteudo esta ótimo.

Marcos™ Aprile 4:06 AM, agosto 05, 2009  

Meu AVõ materno... saudade dele.. pra mim todo dia é dia dele

Luiza Hidemi 8:24 PM, agosto 06, 2009  

pois ehhh
vo eh mae com acucar

a minha me mimava ateh me estragar
mas a rixa entre ela e mami acabou nos afastando
eu detestava ve-la difamando mamis e defendendo meu pai pela vizinhanca... rsrs
coisa de sogra rs...

Ewerthon Tobace 7:56 PM, agosto 07, 2009  

Nossa, super linda essa sua historia. Tambem lembro da morte do Tancredo, mas eu era pequenininho...
e adorei saber que a camera digital nao eh camera digital de verdade... hihihihihi

Cybele Meyer 4:03 AM, agosto 09, 2009  

Olá, Herica

Venho lhe convidar para participar da Blogagem Coletiva “Consumo Consciente”. Não podemos ficar inertes diante de tanta agressão ao nosso Planeta. Precisamos mudar os maus hábitos e propiciar um Planeta melhor para nossos filhos.
Aguardo a sua participação.
Link http://migre.me/4QqU Deixe sua confirmação nos comentários
Abraços

Anônimo,  3:50 AM, agosto 12, 2009  

Oi Herika.

Tem um selinho para você lá no blog.

Bjs.
Elvira

Lar de idosos Porto 7:03 AM, julho 27, 2011  

Excelente artigo muito inspirador , só é pena que hoje em dia os idosos tenham de passar os seus ultimos dias em lares d eterceira idade como é o caso na cidade do Porto

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

contador de visitas

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP